"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

CRIME & CASTIGO

Se a Operação Lava-Jato chegar um dia a um final sem que todos os seus denunciados recebam a devida condenação pelos crimes perpetrados, resta-me o consolo da lei da vida.

A grande punição dessa pandilha de empreiteiros, empreitados. empreitadores e receptadores flagrados na Petrobras roubando o que há e o que não há atrás de cada porta da máquina governamental, é que o crime é tão ou mais humilhante e deplorável que a cadeia. É que o crime em si mesmo é que faz, é que configura o criminoso.

Qualquer um desses celerados que escape da prisão, não escapa de si próprio. O mal que tenha feito corroerá sua consciência, mais dura e implacável condenação de um homem a si mesmo. E se, amortecida estiver a sua essência moral, então não escapará da sociedade que sempre o terá como um criminoso, como um delinquente, como um bandido.

Nem seus filhos desejarão que seus filhos sejam um dia como o avô. Tem que ser muito desgraçado para se dependurar nos galhos da árvore da vida, atravessar a sua própria história como um nababo e chegar a um final de existência tão miserável quanto sinistro e desumano.



22 de maio de 2015
Laoviah Raziel

Nenhum comentário:

Postar um comentário