"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

JOAQUIM LEVY REDUZ O ESPAÇO POLÍTICO DE DILMA ROUSSEFF




















Seja qual for o desfecho final do abalo criado pela ausência do ministro Joaquim Levy no anúncio oficial dos cortes fixados para o orçamento deste ano, o fato marcante foi o reflexo político da atitude em relação ao Palácio do Planalto cuja equipe principal viu-se surpreendida pelo vazio ocupado pelo titular do Planejamento, Nelson Barbosa. Digo desfecho final porque Natuza Nery, na Folha de São Paulo de domingo, assinalou que a substituição gerou o temor de que, insatisfeito, poderia deixar a Fazenda. De outro lado, no Globo, também domingo, Geralda Doca sustentou que Joaquim Levy estaria magoado pela realidade de o governo estar cedendo a pressão dos partidos da base aliada, incluindo setores do PT, contra o ajuste fiscal.
Mas na edição de segunda-feira, a manchete principal do Valor destacava que, apesar de julgar-se atingido em seu projeto, o chefe da equipe econômica permaneceria na Fazenda. Seria uma forma, ao mesmo tempo de acrescentar o posto a seu curriculum no universo financeiro, e também continuar a luta que empreendeu, mesmo sentindo-se derrotado no capítulo que passou. Entretanto, penso eu, o problema não é tão simples. Ao contrário, é bastante complexo.
AJUSTE RECESSIVO
Isso porque o projeto de conter gastos públicos, menos no que se refere aos juros pagos pela dívida interna, pode ser essencial, mas é recessivo. Aliás, este ponto foi muito bem focalizado por Flávio José Bortoloto e Wagner Pires, na Tribuna da Internet de segunda-feira, quando sustentaram que o panorama é sempre problemático e difícil, quando se depende de negociação com credores para obter investimentos externos. A política de Joaquim Levy está voltada para restringir o crédito interno e ampliar o campo para aplicações externas de capital. Daí porque os juros da Selic foram parar na escala de 13,35% ao ano, taxa real, portanto, de 5%, descontada a inflação de 8,2% nos 12 últimos meses. Estão entre os juros mais altos do mundo, garantidos inclusive pelo tesouro Nacional.
CAMINHOS DIVERSOS
Como se constata, a contradição entre o programa básico do governo e as modificações neles inseridas pelo diretor licenciado do Bradesco torna-se flagrante. O ponto comum, sem dúvida, deve ser a busca do desenvolvimento econômico e social. Porém por caminhos diversos. O antigo confronto entre o monetarismo e o estruturalismo. O primeiro coloca o saneamento da moeda como degrau primeiro e essencial. O segundo, ao contrário, parte da expansão dos salários para incentivar o mercado de consumo e, com isso, escapar do peso de um desemprego na mão de obra produtiva. São questões de tempo, vamos admitir.
Entretanto, o tempo é um desafio essencial. Sobretudo no momento em que declina a popularidade da presidente Dilma Rousseff. Basicamente, ela precisa de espaço. Joaquim Levy está reduzindo seu campo de atuação.

27 de maio de 2015
Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário