"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 31 de março de 2015

ANIVERSÁRIO 51 DA GLORIOSA



 
O molusco “ubriaco” pressente que vai pro saco.
 
Sua bravata mais famosa é zombar da gloriosa.
 
Talvez agora beba um golinho (só um) “pra mode” comemorar o “niver” 51.
 
Olha que tremenda sorte não é pra qualquer um. Se bate o rabo na cerca, (espetáculo! não perca) acaba se dando mal; vai logo pro curral, bem longe  do roseiral.
 
O amigo do passado está hoje frito, assado. Sem meios de causar por ora, grandes danos ao Boi, pede ajuda na muda, a corvo um tanto velho, que amigo nunca (sempre?) foi.
 
Enquanto suas mágoas espia, rumina a ruína bovina. Estuda a vida de ilustres, grandes varões de Plutarco, como a de Marco Aurélio, o romano do arco, não o que de graça ia falar com os chefes dos narco.
 
Na língua de Cervantes, o último citado, verdadeiro “campéon” vê seu rebento desatento ser “la cola del léon”. O moleque trabalha no Tavistock de carteira assinada...
Em Londres foi treinado e hoje “tá” (vi!) estocado e pronto pra lidar com o povo feito gado, abestalhado e tonto.
 
A quadrilha, prestes a dançar, prepara uma reação violenta: vamos aceitar?

31 de março de 2015
Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário