"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 1 de novembro de 2014

O PSDB TEM QUE FAZER AS COISAS DIREITO


 
 
Começo este longo post com uma citação de Reinaldo Azevedo, hoje, em seu blog que é cinco vezes maior do que este: enquanto ele ultrapassou 15.000.000 de visitas em outubro, informo que chegamos a 3.158.170 acessos a páginas. Muito obrigado a todos e creio que o número confere a este blogueiro alguma credibilidade para emitir opiniões. Obviamente, Reinaldo é muito maior em todos os sentidos, até porque é um intelectual, um grande jornalista e pode mostrar a sua cara, enquanto este que vos escreve não. Tenho motivos. Mesmo sendo anônimo, fui perseguido por um importante político da República e por pressão de dois ministros do PT perdi uma importante posição profissional. Antes esta mesma pressão havia sido exercida por honorável político da Oposição, pasmem, descontente com meu apoio para Aécio! Segue o Reinaldo:

Estou entre aqueles que, por enquanto ao menos, estão convencidos de que o sistema é seguro. Nunca me ocorreu questionar as urnas eleitorais, embora seja grande o alarido por aí. Mas não é possível ignorar as milhares de manifestações e denúncias que se multiplicam nas redes sociais. Eu mesmo recebi algumas. Publiquei duas (vejam posts se ontem) que, se verdadeiras, são preocupantes. Os denunciantes têm cara, nome, existem. Quando menos, o tribunal deveria se comprometer a tirar algumas dúvidas. O que não é aceitável é que um ministro trate um pedido de auditoria como se fosse ameaça à democracia. Ora, vá plantar batatas! Apresentar petições ao poder público, meu senhor, é um direito sagrado nas democracias.

Tenho a mesma posição do blogueiro da Veja, apenas a exerci de uma forma mais radical. Não tem cabimento afirmar que a eleição foi roubada, fraudada, manipulada, sem correr o risco de passar por imbecil. É preciso ter provas concretas. É necessário montar uma peça irretocável sob o ponto de vista jurídico. Encaminhá-la com transparência e objetividade. Este blog foi o primeiro a levantar a possibilidade de uma fraude, mas de forma séria, ao contestar o fato de que o presidente do TSE havia declarado que o novo presidente seria conhecido às 20 horas, quando as urnas do Acre ainda não haviam sido contadas. Meu argumento? Em uma eleição tão apertada, onde os 500.000 eleitores daquele estado ainda não teriam sido computados, ele não poderia fazer tal afirmação sem levantar suspeita de fraude. Foi isto. Cliquem aqui para ler.

Não era segredo para ninguém, pois foi largamente divulgado pela imprensa, que os primeiros resultados parciais somente seriam divulgados às 20 horas, em função do fuso horário do Acre. Também não era segredo que apenas os técnicos do TSE ficariam trancados numa sala sem que ninguém tivesse acesso aos números. Se houvesse desconfiança quanto a supostas fraudes na contabilização, deveria ter sido registrado antes, pois os partidos tinham esta prerrogativa. Também não era segredo que não haveria pesquisa de boca de urna justamente em função de que elas só poderiam ser divulgadas às 20 horas e que havia forte possibilidade de que, aquela altura, como aconteceu, a eleição já estivesse definida a favor de um ou outro candidato. Entendam, a pesquisa sairia praticamente junto do resultado. Isso também foi amplamente noticiado.

Qualquer sistema pode ser fraudado. Sim, por isso esta é uma afirmação boba e ridícula quando se trata de analisar as urnas eletrônicas. Isso é a mesma coisa que dizer que um dia todos iremos morrer. Ou que durante uma tempestade todos estamos sujeitos a receber um raio na cabeça. Atenção! São feitos testes nas urnas eletrônicas e no sistema de votação e apuração, existe um forte esquema de segurança, os partidos participam, universidades têm o seu papel, organizações da sociedade civil são chamadas. Tem gente que não é chamada. Tem gente que tem interesses comerciais, que está dentro de universidades, em grupos de pesquisas financiados por empresas que pretendem vencer uma futura concorrência para troca das urnas. Há muito de negócio por trás da maioria das denúncias.

É por haver um esquema organizado de fiscalização e controle que a nota do PSDB reforça que o partido não desconfia e nem está contestando os resultados, mas atendendo um clamor levantado nas redes sociais, com a apresentação de uma série de evidências de que podem ter havido desvios no processo de apuração dos votos.  Que o partido quer apenas uma auditoria. Não dá pra ficar em cima do muro.

Ora, conhecendo-se o aparelhamento do TSE e do STF, qualquer pedido feito pela Oposição deve ser muito consistente. Ou será desqualificado como está sendo por ministros, pelo PT e pela imprensa. Nenhum veículo de comunicação, a não ser os blogs de sempre, deu guarida ao pleito tucano. A imprensa poderia, com uma pequena consulta nas redes sociais, elencar dez denúncias com nome, sobrenome e endereço, indo aos locais fazer entrevistas com o denunciantes, checar com os dados do TSE, falar com testemunhas, etc. Nem a Veja fez isso! Por quê? Porque os veículos de comunicação não encontraram substância para gerar uma pauta. Os casos são mínimos. Apareceram 400 votos para Dilma na urna? Ok, zera a mesma ou troca. Pode ter sido sacanagem de um técnico petista. A pessoa foi votar e já tinham votado por ela? É óbvio que isso pode ser creditado a uma falha humana, um descuido do pessoal da mesa que marcou o nome da velhinha no lugar do advogado. Anularam uma urna o que mudou a eleição de um deputado? Mas, gente, tem que haver fiscalização dos partidos em cada urna. E há!

O PSDB, já afirmamos aqui, vai acabar apanhando da Imprensa. Dos tribunais. Dos adversários. Dos próprios militantes que o levaram a pedir a auditoria, porque agiu da forma errada. Agiu com inocência. Deveria ter juntado estes hipotéticos dez casos, montado um dossiê, chamado a Imprensa em vez de emitir nota oficial, entregar o material com as suspeitas, fazendo o posterior encaminhamento ao TSE. Ainda há tempo de fazer isso. Ainda há um final de semana e uma segunda-feira entre a decisão dos ministros do TSE, que será dada na terça próxima, já anunciada por não realizar a auditoria, em função não haver fato concreto. Se não fizer isso, na quarta pela manhã, os jornais terão como manchete a derrota do PSDB no terceiro turno da eleição. O PSDB que quis ganhar no tapetão. O PSDB antidemocrático. O PSDB que não soube perder. Daqui quatro anos, Lula subirá nos palanques para contar piadinhas a respeito do fato.

Há gente que frequenta este Blog que não está nem aí para o PSDB, mas que é canalha o suficiente para utilizar o partido que representa a Oposição no país, que saiu fortalecido do pleito presidencial, que pode derrotar o PT pela via democrática para mobilizar a sua militância ensandecida. Gente que pensa ter uma visão acima dos comuns mortais porque um dia descobriu o Foro de São Paulo, que cumpre o mesmo papel da Internacional Socialista e de vários foros da social-democracia em torno dos quais partidos de diversos países se reúnem para desenvolver pautas e programas comuns. Ou alguém acha que Lula e Fidel tiraram da cabeça deles o modelo do Foro? Sobre este tema o blogueiro já escreveu que, se fortalecermos a nossa democracia representativa, não há o mínimo risco da bolivarianização do país. Isso ficou provado com a derrubada do decreto da "participação social".  Mas os adeptos desta verdadeira seita, que são minoria aqui no Blog, vem atacando ferozmente o blogueiro por resistir a este festival de denúncias feitas com histeria histriônica. Abaixo, reproduzo um dos tantos comentários para que vocês tenham noção do nível da gentalha que aparece por aqui:

EDITOR IDIOTA, VIU BABACA... ATÉ OS IMBECIS DOS TUCANODIES PERCEBERAM QUE FIZERAM UMA PUTA BURRADA, COISA DE COLEGIAL, AO RECONHECER SEM CHORO, SEM RECLAMAÇÃO, SEM CHINGAMENTO, A VITÓRIA DA TERRORISTA!!! VIU SEU BABÃO TONTO.... SE O AÉCIO BURRÉCIO TIVESSE EM VEZ DE ACEITADO O RESULTADO, FEITO UM CHAMADO AOS ELEITORES PARA ENVIAR PROVAS DAS DENUNCIAS DE FRAUDES, HOJE SEUS ELEITORES SERIAM MUITO MAIORES DO QUE FOI, E ELE NÁO TERIA DESAPARECIDO DA MÍDIA, DEIXANDO EXPAÇO PARA A TERRORISTA FALAR O QUE QUER... PENSE DUAS VEZES ANTES DE FALAR OU PIOR ESCREVER MERDA!!!! TONTÃO!!! OPOSIÇÃO SÓ PERDEU, COM O AMULÉCIO DE AÉCIO, TANTO QUE 04 DIAS DEPOIS PEDEM EXATAMENTE AQUILO QUE AS RUAS ESTÃVAM PEDINDO, E QUE OLAVO CANALIZOU... APRENDE BURRÃO!!! ABRAÇOS - joseph almeida

Infelizmente, foi este tipo de gente que pautou os tucanos. E que não pautou este blog. Penso que o PSDB ainda tem saída. Deve, reforço, juntar casos concretos, montar um relatório das possíveis fraudes, chamar uma entrevista coletiva, entregar o material à imprensa e ao TSE, manifestando a sua revolta e indignação com pré julgamentos como a do Corregedor do tribunal, que tenta desqualificar uma demanda legítima do partido e sobre o qual Reinaldo Azevedo postou. O PSDB está exercendo um direito, mas tem que fazer direito. Ainda há tempo.  Se encolher vai apanhar de todo mundo, como sempre. E terá deixado de lado pautas importantes como o uso dos Correios e dos cadastros oficiais da Bolsa Família e da Minha Casa, Minha Vida, denúncias gravíssimas pelo escancarado uso da máquina pública pela campanha de Dilma Rousseff.

Por fim, gostaria de dar a minha modesta versão (baseada em fontes) sobre os vazamentos de resultados antes das 20 horas, que foram trombeteados pelos dois lados, não só pelo PT. Assim como teve um advogado petista também teve um humorista tucano antecipando vitória. Retomo. Não havia conhecimento da totalização feita pelo TSE, mas os TREs já sabiam dos resultados em seus estados. E, claro, os dois partidos ali tinham observadores. Havia quatro locais chave nestas eleições. São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro. Os votos que entraram mais tarde destas regiões foram do interior mineiro e do interior pernambucano. Por isso, Dilma estava atrás de Aécio Neves até pouco antes da promulgação dos primeiros números. Os tucanos e petistas sabiam disso. Os tucanos comemoravam a derrota por pouco no Rio e a vitória avassaladora em São Paulo. Chegaram a declarar vitória, internamente. Contavam com Minas. Quando entraram os votos pernambucanos e mineiros, vindos do interior, Dilma ultrapassou. E, pela contagem do TSE, venceu a eleição. Não sejamos inocentes. Tudo vaza no Brasil.

Encerrando, não pensem que este blogueiro não sabe rever posições. Já revi muitas e ainda sou cobrado por elas pelos recalcados e imbecis que tem pensamento único e acham que isso é virtude. Caros e caras, virtude é aprender todos os dias com as decepções e saber rever posicionamentos. Sobre urnas eletrônicas, reconheço que o "clamor" referenda a auditoria proposta. Só tenho muito medo do resultado não ser positivo para o PSDB, que tinha tantas outras pautas positivas para destacar. E, por favor, não venham tentar derrotar o blogueiro na área de comentários exigindo que ele fique no mesmo lugar, empacado como um burro. Como dizia minha mãe, vão se enxergar. 
 
01 de novembro de 2014
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário