"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

E DAÍ?

 

Justiça desequilibrada
 
A Folha de São Paulo nos informa que o prefeito da maior cidade brasileira atribuiu a um certo senhor Teixeira o comando da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, posto importante e assaz cobiçado na administração da metrópole.
 
Acontece que o senhor Teixeira já foi condenado pela Justiça por improbidade administrativa. Você entendeu bem, distinto leitor, a condenação do indivíduo não foi por uma guarda-chuvada desfechada num momento de descontrole. Foi por ter-se valido de função pública para fins ilícitos.
 
A história do enfrentamento entre o secretário e a Justiça é complicadíssima, teatral, cheia de altos e baixos. Arrasta-se há mais de uma década.
 
Pode até ser ― espero ― que não haja empecilho legal para a nomeação do senhor Teixeira. Há que convir, no entanto, que nem tudo o que é legal é ético.
 
11 de julho de 2014
José Horta Manzano

Nenhum comentário:

Postar um comentário