"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

DEPOIS DO VEXAME, OPOSIÇÃO PEDE INVESTIGAÇÃO DOS GASTOS DA COPA E DE DIRIGENTES



 
Depois da derrota do Brasil por 7 a 1 para a Alemanha, senadores cobraram nesta quarta-feira a investigação dos gastos da Copa do Mundo e ainda da atuação de dirigentes da CBF.
O vice-líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), defendeu a apuração das denúncias de superfaturamento dos estádios, de desvios de recursos e a própria atuação dos dirigentes do futebol. Álvaro Dias foi presidente da CPI do Futebol, em 2001. Mas o tucano disse que uma nova CPI do Futebol só deve ser criada em 2015, porque este ano é ano eleitoral.
— A goleada sofrida ontem é o retrato do declínio do nosso futebol. A causa, a meu ver, respeitando as observações divergentes, é a corrupção e a promiscuidade na administração do futebol do Brasil. Já em 2001, a CPI do Futebol, instalada no Senado Federal, fez essa revelação.

Uma vitória não poderia se constituir em sentença de absolvição dos corruptores, que agiam para roubar. Essa Casa deveria constituir uma CPI para investigar os responsáveis pelos desvios de recursos da Copa. Temos que arrebentar a caixa preta — disse Álvaro Dias.
O tucano disse que a CPI de 2001 foi responsável pela queda de Ricardo Teixeira da presidência da CBF e deu origem a investigações na Suíça.

— Ela indiciou 17 dos principais cartolas brasileiros. Denunciou mazelas, irregularidades e corrupção, como evasão de divisas, crime contra a ordem tributária nacional e crime contra o sistema financeiro nacional — disse Álvaro Dias.

TUDO PELO SOCIAL

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que o campeonato que interessa ao país é o da Educação e da melhoria das condições sociais do povo brasileiro.

— Os dirigentes irão tomar uma ação, os jogadores irão tomar uma ação e voltarão melhores. Mas o mais importante para o futuro não é o campeonato de futebol e sim as condições sociais, a Educação e a eficiência na economia — disse Cristovam Buarque.

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) preferiu o bom humor: disse que a Alemanha, se vencer a Copa, será tetra, ainda atrás do Brasil, que é pentacampeão.

E o senador Aníbal Diniz (PT-AC) repetiu o discurso do governo de que a Copa do Mundo foi realizada, com sucesso, no Brasil.

— Foi a Copa no Brasil e não a Copa do Brasil. O resultado não tira o brilho da Copa. Cabeça erguida — disse Aníbal Diniz.

11 de julho de 2014
Cristiane Jungblut

Nenhum comentário:

Postar um comentário