"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

O BOLSA FAMÍLIA NÃO É PROPRIEDADE DO PT



Foi na primeira eleição de Lula à Presidência da República que o PT levou a sociedade brasileira a trocar o medo pela esperança, o preconceito pelo desejo de mudança.
O temor de que o “sapo barbudo” ganhasse a eleição, jogasse no lixo o legado do Plano Real, socializasse os meios de produção e até comesse criancinhas, enfim cedeu ao cansaço da população com os escândalos políticos constantes e uma classe dirigente que, majoritariamente, lhe dava as costas para tratar apenas dos próprios interesses, permitindo que o partido que vendia a idéia de deter o monopólio da ética finalmente ascendesse à condição de condutor político e administrativo do país.

O contexto de desesperança e desilusão com a elite política dominante era tamanho que construiu-se a possibilidade de colocar no posto de principal mandatário do país alguém sem experiência administrativa alguma, que deliberadamente se negara antes a concorrer a cargos executivos menores, como os de prefeito ou governador, focando exclusivamente na cadeira presidencial como quem administrava com absoluta racionalidade uma verdadeira obsessão. A insegurança daria finalmente lugar ao que se apresentava como novo, do ponto de vista político, e revolucionário, sob a perspectiva moral, num país politicamente imoral.
 
 
Porém, do que anunciava fazer para o que o PT efetivamente fez até agora, vai uma distância insuperável, que expõe muitas vezes uma contradição completa, para não dizer uma negação cabal do que foi prometido. Deve ser por isso que o partido que superou o temor que ele próprio, por práticas e posições, habituou-se a incutir na população, tenha tanto medo, principalmente, de perder a eleição. E, por esta razão, venha tentando manipular o medo de forma tão infantil contra os adversários. Primeiro, foi Lula, ainda no ano passado, numa das primeiras inserções do PT na TV, afirmando que estavam planejando – ele não especificava quem – acabar com o Bolsa Família.
 
 
Agora, é a mais nova propaganda petista insinuando que o desemprego embasa o projeto dos adversários ao plano petista de reeleger a presidente Dilma Rousseff.
Isso, sem contar as referências cada vez mais constantes de quadros da sigla à possibilidade de extinção do programa de proteção social pelos adversários, deliberadamente utilizadas para espalhar a ojeriza entre eles e os beneficiários do Bolsa Família.

Primeiro, o programa não é propriedade do PT, o que significa que, eventualmente deixando o poder, o partido não poderá levá-lo para casa, excluindo do benefício as milhares de famílias que o recebem. É do povo brasileiro e dos contribuintes que o sustentam.
 
 
Depois, é preciso deixar claro que o programa não foi lançado exclusivamente por causa da preocupação histórica da legenda com os problemas sociais brasileiros.
Como bem observou em seu livro sobre o lulismo o cientista político André Singer, petista histórico, que, caso raro, não permitiu que a passagem pelo cargo de porta-voz do governo Lula, nem a militância aguerrida, afetassem sua honestidade intelectual, o então presidente lançou mão do fortalecimento do programa numa jogada política que visou fortalecê-lo no eleitorado mais pobre do país no momento em que perdeu o apoio da classe média em decorrência do escândalo do mensalão.
 
 
Combinando a expansão do bolsa família com o aumento real do salário mínimo, Lula executaria seu sonho de realinhamento político no país baseado na atração, para as bases do petismo, do contingente gigantesco de miseráveis nordestinos alinhados ou submetidos historicamente à direita, representada especialmente pelo PFL, consolidando aí o que Singer classificou de lulismo.
Se foi competente o suficiente para utilizar o programa em seu próprio benefício, por meio do seu então presidente, o PT não pode, por este motivo, se arvorar de proprietário do programa, cuja importância, como meio de inclusão social, não está absolutamente mais em discussão.
 
 28 de maio de 2014
Raul Monteiro
Artigo publicado originalmente na Tribuna da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário