"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

FOTOS INÉDITAS REVELAM COTIDIANO DE TROPAS NA PRIMEIRA GUERRA

Material divulgado pela agência Reuters mostra momentos nas trincheiras e também intervalos de entretenimento dos soldados que combateram na França

 
guerra
 
Soldado francês em trincheira que havia acabado de ser atingida por uma bomba em Mont Tetu, perto de Massiges, no leste da França - Collection Odette Carrez/Reuters
Uma trincheira atingida por uma bomba, cidades destruídas, sepulturas abertas, encontros de lideranças militares. E ainda retratos do cotidiano das tropas, a hora do almoço, os momentos de lazer, religiosidade e até mesmo a saída do banho. Cenas como essas fazem parte de uma coleção de fotografias inéditas da I Guerra Mundial, divulgadas nesta quinta-feira pela agência Reuters.

Leia também:
As armas que ceifaram uma geração na I Guerra Mundial
Cavalos: as vítimas esquecidas da I Guerra Mundial
Emprego de armas químicas rompe marco civilizatório


As imagens foram capturadas por um fotógrafo desconhecido durante o conflito que durou de 1914 a 1918 e deixou milhões de mortos. As fotos foram reunidas por um integrante da cavalaria do Exército francês, que deixou para trás várias caixas contendo mais de 600 imagens, agora tornadas públicas.

“Na minha opinião, ainda que as fotos não sejam as melhores do conflito, muitas delas documentam a visão que os generais e os políticos queriam apresentar da guerra – elas mostram soldados descansados, bem alimentados, bem abrigados e bem tratados”, avaliou o fotógrafo da Reuters Charles Platiau, que reuniu o material.

22 de maio de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário