"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

SANATÓRIO (OU SANITÁRIO) DA "POLÍTICA" BRASILEIRA

Desenvoltura & erudição


“Nós somos índios, nós somos negros afrodescendentes, nós somos dos mais variados tons do branco. E eu queria dizer que, por isso, nós também respeitamos as pessoas. A gente pode discordar delas, mas a gente tem de deixá-las dizer o que pensam. Vamos respeitar a governadora que está aqui. Vamos, não, é feio, isso é feio”.

Dilma Rousseff, durante um discurso em Natal, mostrando toda a desenvoltura e erudição do neurônio solitário ao tentar convencer a plateia a parar de vaiar a governadora Rosalba Ciarlini.

Marqueteiro doidão


“Lula é vulcão. Dilma é raio laser”.

João Santana, marqueteiro da presidente da República, mostrando como é que fica a cabeça de quem convive diariamente com o neurônio solitário.

Matemática complicada


“Esse processo mostra que quem não está apto a coletar 500 mil assinaturas válidas para criar uma sigla não pode governar o Brasil”.

André Vargas, deputado petista e vice-presidente da Câmara, ao explicar que quem coleta 500 mil assinaturas não pode governar o Brasil, mas quem tem apenas um neurônio pode.

Neurônio anatomista


“Ela é minha mão direita, minha mão esquerda. É várias mãos”.

Dilma Rousseff, durante discurso no interior do Paraná, empolgando-se nos elogios a Gleisi Hoffmann, ministra da Casa Civil e candidata ao governo do estado.

Síndrome contagiosa


“Ocorrerá uma antropofagia de anões. Eles vão se comer, lá embaixo, e ela, sobranceira, vai planar no Olimpo”.

João Santana, ao explicar por que Dilma Rousseff vai ganhar a eleição no primeiro turno, confirmando que a síndrome do neurônio solitário é contagiosa.

Estatização eleitoral (2)


“Estamos pagando pelo excesso de zelo”.

Eduardo Campos, governador de Pernambuco, ao comentar a propaganda do PSB que usa a imagem de uma faculdade privada como se fosse uma escola pública da rede estadual, justificando que as imagens são meramente ilustrativas.

Neurônio-calculadora


“E aqui no Paraná, eu não tenho aqui de cabeça o número, mas eu estou procurando, mas eu acredito que mais de 70%, quase… não, não, é mais do que isso, é 92% ─ foi soprado ali, como vocês podem ter visto. O nosso ouvinte não viu, mas eu quero contar para o ouvinte que a minha assessora soprou que é 92% ─ então vocês vejam o seguinte: 92% dos municípios do Paraná ─ são 399, então, pode soprar outra vez o número. Não… 399 é o número de municípios, então são 367 municípios que vão receber esse kit de três: motoniveladora, retroescavadeira e um caminhão-caçamba”.

Dilma Rousseff, em entrevista hoje às rádios Musical FM e Maringá FM, internada por Celso Arnaldo ao provar que, embora seja um desastre irremediável com palavras, é um prodígio com números.

Estatização eleitoral


“Só há respeito onde existem serviços públicos de qualidade”.

Eduardo Campos, governador de Pernambuco, em propaganda do PSB que usa a imagem de uma faculdade privada como se fosse uma escola pública da rede estadual.

Porteira fechada


“É claro que o PMDB tem quadros preparados para ocupar hoje em qualquer função no país, especialmente ministérios”.

Michel Temer, vice-presidente da República, informando que o PMDB está pronto para preencher todos os empregos disponíveis num ministério, começando pelo ministro, passando por secretários, digitadores, ascensoristas e porteiros.

Aluguel inflacionário


“Não trabalho com emendas. Nós não temos cargos, e eu não quero cargo. Não é por aí que o governo resolve seus problemas comigo”.

Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, fundador do Solidariedade, sobre a reunião com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, deixando claro que os valores dos contratos de aluguel vêm crescendo muito acima da inflação oficial.

07 de outubro de 2013
in Augusto Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário