"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 15 de outubro de 2024

O DIA DO PROFESSOR

  O “DIA DO PROFESSOR”...

Entramos na terceira década do século XXI.  A ‘romântica’ imagem do professor, bastante esmaecida, como uma fotografia antiga, não corresponde mais aos bons tempos em que era a fonte própria da transmissão do conhecimento.

Estamos vivendo um tempo novo, de grandes mudanças, que apresentam novos paradigmas, que apontam para um futuro ainda não de todo claro, em suas linhas maiores.

A fonte de novos paradigmas, situa-se na esfera da Tecnologia Digital, em seus diversos modelos de Informação e Comunicação (TDIC).

Nos dias que correm, sua onipresença constitui-se quase como parte integrante da nossa vida, do nosso corpo, nas várias configurações já realizadas nas formas de ensaios da Inteligência Artificial (IA), que desponta em nosso cenário social e econômico, construindo uma “cultura digital”, um novo paradigma no pensar e agir, desconstruindo sólidas institucionalidades, que representaram uma espécie de “porto seguro”, como as Escolas e as Universidades.

Revendo algumas idéias de Ivan Illich, particularmente as que se referem a Educação, quando ele problematiza uma sociedade sem escolas e a aprendizagem em rede, e se essa utopia já não se realizou.

Illich discute ainda, as utopias e distopias nas relações entre a educação e as tecnologias digitais de informação e comunicação.

Hoje, com a chegada de tecnologias inovadoras em diversos campos do conheci mento, os desafios do nosso tempo, com relação a Educação e as TDIC, situam-se no campo do surgimento e da presença de novos paradigmas, que introduzem um novo comportamento na aprendizagem e nas ações educativas do século XXI.

O que acontecerá com as atividades voltadas para as profissões engajadas no processo da educação? Como se dará reorganização da educação, ante os novos paradigmas que já despontam? O que acontecerá com o "modelo escola"?

Tudo indica, que a IA criará um novo ambiente de ocupações do trabalho humano, ainda imerso nas sombras do futuro imprevisível.

Mas certamente, estamos diante de uma nova era, fundamentalmente diferente em suas raízes do que já é quase passado, e significativamente oculta em seu desdobrar futuro...

Possivelmente, diante também, de um novo ser humano, com novos recursos psicológicos e emocionais. A nova espécie que representará o Novo Mundo!


13 de outubro de 2024

prof. mario moura

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