"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

A LUZ E O SOM...

De vez em quando, encontramos reflexões, ou simples pensamentos, que revelam uma verdade, sob uma expressão jocosa, ou simplesmente despretenciosa, mas que nos empurram para o silêncio, diria de quase meditação. 

Por exemplo:

 “UMA VEZ QUE A VELOCIDADE DA LUZ É VÁRIAS VEZES MAIOR QUE A DO SOM, ALGUMAS PESSOAS PODEM NOS PARECER BRILHANTES, ANTES DE ESCUTARMOS AS TOLICES QUE DIZEM.”

Há que se observar o senso de oportunismo do autor. Parece-me que é um dito anônimo, pois não estava identificado, quando dei com ele.

Anônimo, ou não, é simplesmente genial!! Identificar um comportamento humano, de natureza intelectual, num fenômeno físico, natural, cientificamente observado, revela um apurado senso de observação e humor!

02 de outubro de 2024

prof. mario moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário