"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

KATA TJUTA (TERRITÓRIO DO NORTE, AUSTRÁLIA)

 

Kata Tjuta, Território do Norte, Austrália

Kata Tjuta, Território do Norte, Austrália


Segundo os cientistas, as formações rochosas conhecidas como Kata Tjuta têm, pelo menos, 500 milhões de anos. Esse nome, que significa "muitas cabeças", é a descrição dada aos 36 domos rochosos pelos nativos da região, o povo anangu, uma das mais antigas sociedades humanas existentes no planeta. 
As enormes rochas compõem-se essencialmente de basalto, arenito e granito, e sua tonalidade semelhante à da ferrugem se deve a uma camada de óxido de ferro. A cor coincide com a do seu vizinho, o emblemático Uluru, que se ergue das áridas planícies do Outback australiano 25 quilômetros a leste daqui. 
Ambas as formações rochosas integram o Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta, situado numa região da Austrália conhecida como Território do Norte
As terras do parque são consideradas sagradas pelo povo anangu, e tanto o Uluru quanto o Kata Tjuta são locais importantes do ponto de vista religioso e cultural.
18 de janeiro de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário