"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

EXÉRCITO DE COMENTARISTAS FANTASMAS RUSSOS AGE NA INTERNET


Na rua  Savushkina nº 55, em São Petersburgo, sem identificação externa funciona a sede da 'fábrica de trolls'.
Era um segredo de Polichinelo, mas não tinha sido demonstrado. Pelo menos até hoje.

Um exército mercenário de comentaristas russos baseado em São Petersburgo age dissimuladamente na Internet para espalhar os pontos de vista de Vladimir Putin por trás de milhares de pseudônimos.

A sede central da já famosa Internet Research Agency, pelo seu nome inglês, fica num apagado bairro no norte de São Petersburgo.

O semanário Moi Region e o jornal investigativo Novaya Gazeta conseguiram obter dados diretamente de um ex-membro do grupo.

A unidade se dedica à produção diária de milhares de comentários em redes sociais, sites, blogs, além de artigos e posts de acordo com vozes de ordem ditadas pelo Kremlin para cada caso.

A matéria foi desvendada por Global Voices onlineentre outros.

Na gíria da Internet essa atividade é denominada “troll”. O termo “designa uma pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão e a provocar e enfurecer as pessoas nela envolvidas. O termo (...) deriva da expressão trolling for suckers (lançando a isca aos trouxas)”. Cfr. verbete Troll (internet).

Os trolls usam artimanhas diversas. Entre elas:

Jogar a isca e sair correndo: consiste em postar uma mensagem incendiária, polêmica, esperando uma grande reação em cadeia, sem se envolver na discussão.

Induzir a baixar o nível: induzem a perder o bom senso na discussão e apelam para baixarias e xingamentos. Com isso, o troll “queima o filme”, consegue que o site, blog ou lista de discussão se desqualifique diante da comunidade por ter descido a um nível tão baixo.

Repetência de falácias: induz à fadiga intelectual, repetindo falácias até que o interlocutor, exausto e derrotado, abandone a discussão.

Desfile intelectual: exibir complicado nível intelectual, vocabulário sofisticado, esmagar com citações os argumentos dos rivais para expô-los ao ridículo como ignorantes. O troll aqui não visa à vitória de uma ideia ou posição, mas desmoralizar alguém que prejudica a linha do Kremlin.

Ludibriar o leitor: com postagens ou comentários usando material de procedência duvidosa ou totalmente falso.

Migrar o tema: desviar-se do foco do cerne da questão para desestabilizar o oponente. Cfr. verbete Troll (internet).

Andrei Soshnikov, do semanário Moi Region, exibiu uma coleção de documentos e uma entrevista com um ex-empregado do esquema de Vladimir Putin que funciona na rua Savushkina nº 55, em São Petersburgo.

A partir desse local, cerca de 400 funcionários acionam milhares de contas em redes sociais como Twitter, Facebook, Google+, Vkontakt (o Facebook russo), LiveJournal e outras plataformas.

Eles intervêm postando posições estritamente definidas pelo serviço secreto russo, mas diluídas em assuntos apolíticos: moda, fotos, esportes e temas triviais.

Internet Research Agency impõe regras estritas. Eis as básicas:

– Uso OBRIGATÓRIO, nos títulos de posts, comentários, mensagens e outros, das palavras-chaves fornecidas;

– uso OBRIGATÓRIO das mesmas palavras-chaves no texto do post, etc.;

– uso OBRIGATÓRIO das imagens dos vídeos postados no YouTube, com preferência pelos gerados pelo Departamento Criativo do mesmo órgão russo.

Se estas e ainda outras condições não forem devidamente preenchidas, o agente não receberá o pagamento pelo serviço.

Lyudmila Savchuk trabalhou, colheu documentação e filmou o quartel geral dos 'trolls'
Um caso típico de identidade falsa é a de “Natalya Drozdova”, que tem um blog no LiveJournal, contas, páginas e perfis em Twitter, Facebook, Google+ e VKontakt.

O verdadeiro nome do operador é Tatyana Kazakbayeva, segundo os documentos revelados. Ela se apresenta como interessada em “arte, psicologia, e tudo o que acontece no mundo”.

A maioria de seus posts são irrelevantes e ocos.

Mas quando estão em jogo os interesses de seus patrões do Kremlin, “ela” manifesta opiniões habilidosamente estudadas. Por exemplo, após o assassinato de Boris Nemtsov, opositor de Putin, “Natalya Drozdova” seguiu à risca as instruções da Internet Research Agency.

instrução técnica do dia 28 de fevereiro (2015) ordenava:

“Ideia central: criar a opinião de que oficiais ucranianos estavam envolvidos na morte do oposicionista russo”.

“Natalya” escreveu no mesmo dia um post no LiveJournal, no qual dizia:

“Estou sentada desde hoje cedo lendo sobre as circunstâncias da morte de Nemtsov. Quanto mais leio, mais fico convencida de que ele foi morto para que o povo saia às ruas e faça uma revolução em nosso país”.

Os comentários não devem ser facilmente identificáveis do ponto de vista ideológico para não serem minimizados.

A revista Slate observou que a Internet Research Agency faz circular informações falsas com a aparência de bem documentadas com a finalidade de semear o caos e a confusão.

Em 2014, este vídeo forjado alimentou as histórias dos trolls sobre a 'explosão' de uma petroquímica na Luisiana (EUA)
Um exemplo típico se deu no dia 11 de setembro de 2014, nos EUA. O Departamento de Segurança Interior americano recebeu um alerta inquietante: fumaças tóxicas estavam saindo de uma petroquímica que pegava fogo na Luisiana.

No Twitter, muitas contas falavam da explosão e difundiam um vídeo em que membros do Estado Islâmico reivindicavam o atentado.

Snapshots mostravam a CNN falando do desastre, mencionavam uma página da enciclopédia Wikipedia sobre a catástrofe e centenas de jornalistas naufragavam em mensagens de texto sobre o evento.

Tudo era falso.

Internet Research Agency é a “fábrica dos trolls”, escreve Slate. A partir de São Petersburgo ela inunda a Internet com artigos, comentários e tweets anti-ocidentais e pró-Putin.

Três meses depois da falsa explosão na Luisiana, os mesmos trolls espalhavam rumores (com auxílio de vídeos também forjados) sobre um imaginário surto de Ebola em Atlanta e o assassinato pela polícia de uma mulher negra.

O jornalista Adrian Chen, de The New York Times Magazine na Rússia, imergiu no universo de internautas que não cessam de deixar comentários enviesados nos sites das mídias americanas.

Ele observou que os trolls profissionais promoviam uma exposição fotográfica itinerante que fazia uma apologia pró-russa. Ela é intitulada Material Evidence e põe a culpa da guerra na Síria e na Ucrânia nas costas dos EUA. O jornalista encontrou por trás as mesmas contas falsas que soltaram o boato da explosão na petroquímica.

Adrian Chen tentou um encontro com uma das autoras de trolls. Ela só aceitou o encontro se seu irmão estivesse presente. O “irmão” (que de fato não era) apareceu vestido de neonazista, com camiseta e tatuagens de cruzes gamadas.

Alguns dias depois, um site ligado ao Kremlin difundiu as fotos do encontro sob o título “O que tem em comum um jornalista do New York Times com um nazista em São Petersburgo?”

O repórter americano descobriu suas fotos com o “neonazista”, que por sinal é famoso, pois foi preso por assassinato. Mas a empregada da Internet Research Agency não aparecia em nenhuma foto. Foi uma arapuca.

A blogosfera russa ficou inundada com essas fotos. Objetivo: desacreditar um americano e tudo o que ele possa vir a escrever em desacordo com a propaganda putinista.

Afinal foi revelada a identidade da jornalista que se fez contratar pela Internet Research Agency, colheu a documentação e até filmou clandestinamente um vídeo do quartel geral dos trolls.

Seu nome é Lyudmila Savchuk. Ela conseguiu que a Justiça trabalhista russa condenasse a Internet Research Agency a pagar-lhe uma multa simbólica pelo fato de tê-la feito trabalhar sem contrato e não ter-lhe honrado os ordenados devidos pelos seus comentários pró-Putin na Internet durante dois meses, noticiou Slate.

A sentença do tribunal saiu em 17 de agosto (2015).

Lyudmila Savchuk não procurava dinheiro, mas queira evidenciar que a existência da nefasta agência fantasma era reconhecida pela própria Justiça russa.

Após o resultado judicial, ela revelou sua identidade. Luydila não obteve o fechamento da Internet Research Agency, como havia pedido ao juiz, mas se regozijou porque, segundo suas palavras, “nós conseguimos provar que na Rússia os ‘trolls’ existem, e esse era o nosso objetivo principal”.

02 de novembro de 2020
Luis Dufaur, escritor, jornalista, conferencista de política internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário