"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

O LANCE É ESCAPAR DAS ARMADILHAS DA DESINFORMAÇÃO

UMA ANÁLISE DO 1º ANO DO GOVERNO BOLSONARO PELOS JORNALISTAS FERNANDO BALTAZAR E GUILHERME FIUZA.




Como hoje é domingo os leitores têm mais tempo para ver e ouvir uma entrevista em vídeo como esta postada aí acima. Trata-se do canal Vira News no Youtube do jornalista Fernando Baltazar que desta feita entrevista o jornalista Guilherme Fiuza. Ambos velhos de guerra no ofício com atuação na grande imprensa nacional. 

O mote do programa é basicamente uma análise do primeiro ano do Governo do Presidente Jair Bolsonaro. Os dois são um ponto fora da curva pelo fato de que sempre atuaram na mainstream media locus por excelência de empedernidos esquerdistas. Explicam porque votaram em Jair Bolsonaro para Presidente, e analisam o comportamento picaresco daquilo que se poderia qualificar como jornalismo partisan, ou seja o esperneio das viúvas do PT que se esbaldam na produção de fake news ou em narrativas surreais destinadas a detonar de alguma forma o Governo do Presidente Jair Bolsonaro.


Ambos convergem para uma posição que reputam decisiva e que, coincidentemente, é parte da frase do slogan da campanha de Bolsonaro: O Brasil acima de tudo! 


Seja como for é um alento ver e ouvir esta entrevista com dois jornalistas com larga experiência no métier analisando e opinando sobre o Governo Bolsonaro sem o ranço da desinformação que infelizmente tem tomado o lugar do jornalismo verdadeiro nos grandes veículos midiáticos.


31 de janeiro de 2020
in aloisio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário