"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 19 de novembro de 2019

PGR RECUSA LISTAR A TOFFOLI PROCURADORES QUE USAM DADOS DO COAF




Decisão foi tomada por Aras antes mesmo do recuo de Toffoli sobre dados do COAF.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, recusou informar ao ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), os nomes dos procuradores que acessam documentos do antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

A decisão de Aras foi tomada antes mesmo do recuo de Toffoli em acessar os relatórios produzidos pelo órgão financeiro.

Na noite desta segunda-feira (18), o magistrado voltou atrás em sua decisão, afirmando que que o STF “não realizou o cadastro necessário e jamais acessou os relatórios de inteligência” de centenas de milhares de cidadãos e empresas do Brasil.

Aras esclareceu que cada procurador tem autonomia funcional para colher as informações disponibilizadas, por lei, pela Unidade de Inteligência Financeira (UIF), para instruir as investigações que conduzem.

De acordo com O Antagonista, o Ministério Público Federal (MPF) não tem controle centralizado sobre esses acessos e, por isso, também não teria por que guardar as informações sobre eles.

19 de novembro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário