"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 24 de maio de 2019

ARAÚJO DIZ QUE VITÓRIA DA DIREITA NA UE PODE FAVORECER O BRASIL


As eleições europeias, que começaram nesta quinta com votações no Reino Unido e na Holanda, vão escolher 751 membros do Parlamento.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou nesta quinta-feira (23) que uma eventual vitória de forças nacionalistas na eleição para o Parlamento Europeu pode ser favorável para o Brasil.

Em viagem a Paris, o chanceler foi questionado sobre a ascensão desses partidos direitistas na Europa. Araújo falou sobre “proximidade de ideias”:

“A gente pode imaginar, realmente, um cenário onde você tenha um pouco mais de dimensão de proteção, talvez na agricultura. Mas, ao mesmo tempo, talvez uma maior proximidade de ideias, de visão de mundo, pode compensar ou até mais que compensar essas outras questões.”

Araújo disse que considera o crescimento dos partidos nacionalistas um movimento natural de povos

“Então eu acho que, se houver realmente uma confirmação dessa tendência, é algo que talvez facilite vários aspectos da nossa relação com os países europeus, que já é uma relação excelente, como todo mundo sabe. Mas claro, como eu dizia, se você tem essa base de visão de mundo, isso permite começar a pensar em determinadas iniciativas que, de repente, antes você não pensava.”

E completou:

“Eu acho que sempre você tem uma boa relação política com base em ideias compartilhadas é sempre favorável. E eu acho que sempre é mais fácil traduzir isso em instrumentos concretos na área econômica e em outras áreas.”


24 de maio de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário