"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

ATÉ O NY TIMES ADMITIU A RUINA DA CARREIRA POLÍTICA DE LULA


A nova condenação do presidiário Lula da Silva, a 12 anos e 11 meses de prisão, teve grande repercussão na imprensa internacional.

Dezenas de veículos estrangeiros falaram da decisão da juíza Gabriela Hardt em processo da Operação Lava Jato sobre obras realizadas por empreiteiras em um sítio de Atibaia, em São Paulo, explicando que Lula foi punido pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A mídia estrangeira tratou a notícia como algo normal no contexto político do Brasil, um complemento a uma outra condenação anterior. Com uma abordagem mais descritiva, e em princípio com pouca análise, os jornais explicaram o processo e reiteraram que Lula já está preso.

O jornal norte-americano The New York Times foi uma das poucas publicações internacionais a falar sobre os possíveis impactos políticos da decisão.

A condenação, diz o jornal, “torna mais improvável que o homem que já foi considerado o ‘leão’ da esquerda latino-americana possa algum dia recuperar sua influência política”.

Segundo o UOL, a reportagem diz que apesar de ter algum apoio entre a população mais pobre do Brasil, Lula também sofre com rejeição por causa da Lava Jato, que revelou a corrupção durante os governos do PT.


08 de fevereiro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário