"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 8 de dezembro de 2018

AOS POUCOS OS JORNALISTAS 'VÃO SE ACOSTUMANDO'. OLAVO DE CARVALHO É ENTREVISTADO PELA TV BRASIL


A palavra de ordem "É bom Jair se acostumando" que surgiu lá atrás quando os jornalistas da grande mídia desprezavam pautas sobre as multidões carregando o então pré-candidato presidencial Jair Bolsonaro nos ombros, finalmente foi acatada. Aos poucos os jornalistas da dita mainstream media nacional já estão de fato se acostumando.

Bolsonaro é o Presidente eleito com uma tonelada de votos e pesquisas pós-eleição já apontaram que que tem pelo menos 60% de aprovação por parte do povo brasileiro.

Seja como for, o fato é que Jair Bolsonaro toma posse como Presidente da República do Brasil no dia 1º de janeiro de 2019 e alguns jornalistas de fato já estão se a costumando.

Tanto é que o jornalista, filósofo e escritor Olavo de Carvalho foi entrevistado pela TV Brasil, emissora estatal criada durante o governo Lula. A pauta da entrevista é a influência política de Olavo de Carvalho no que tange à sua contribuição na formação do pensamento conservador brasileiro e ao fato de ter indicado dois nomes para o Ministério de Bolsonaro: o do diplomata Ernesto Araújo para Ministro das Relações Exteriores e do professor e escritor Ricardo Velez-Rodriguez para o Ministério da Educação.

Mas não apenas isso. A entrevista está bem feita e traz assuntos pertinentes ao momento político brasileiro e, principalmente, porque reconhece a efetiva contribuição intelectual e política de Olavo de Carvalho na reconstrução do pensamento político-filosófico brasileiro.

O entrevistador, por sorte, é um velho de guerra do jornalismo brasileiro e que fora colega de Olavo de Carvalho quando este trabalhava na grande mídia nacional. Trata-se do veterano jornalista Moisés Rabinovici. Como é sabido Olavo de Carvalho vive há 11 anos nos Estados Unidos e a entrevista foi feita pela internet. Vale a pena ver.

08 de dezembro de 2018
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário