"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 19 de julho de 2018

A ARMAÇÃO DO CONTINUÍSMO DOS POLÍTICOS PROFISSIONAIS E DOS CACIQUES

CENTRÃO DECIDE CAMINHAR UNIDO NA ELSEIÇÃO E JÁ ESCOLHEU ATÉ QUEM SERÁ O VICE...

Josué Gomes, filho de José Alencar, deve ser o vice
Os caciques dos cinco partidos que formam o bloco de centro – PP, DEM, PR, SD e PRB – reuniram-se na noite desta quarta-feira e decidiram que tomarão uma decisão conjunta sobre quem apoiar na corrida presidencial. Além de resolverem caminhar juntos, esses partidos já escolheram o nome que indicarão para ser o vice da chapa que decidirem apoiar. O empresário Josué Gomes, do PR,  filho do ex-vice-presidente José Alencar, é quem mais vinha sendo falado nos bastidores do grupo.
As conversas continuarão na manhã desta quinta-feira na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que abrirá mão de sua própria candidatura presidencial. O jantar foi na casa do presidente do PP, Ciro Nogueira. Segundo ele, o grupo ainda está dividido entre a possibilidade de apoiar o pedetista Ciro Gomes ou o tucano Geraldo Alckmim.
SEM DIVISÃO — “Vamos decidir, e iremos 100% para o mesmo lado, impossível haver divisão. A gente combinou que mesmo as pessoas que forem voto vencido vão acompanhar a maioria. Está meio a meio. Acredito que até meados da próxima semana a gente anuncia. O vice já está escolhido, isso a gente já chegou a uma decisão” — disse Ciro Nogueira.
Mais cedo, o presidente do PDT, Carlos Lupi, que está em Brasília preparando a convenção que selará na sexta-feira o nome de Ciro Gomes como candidato do partido, disse ao Globo acreditar que o bloco opte por apoiar o pedetista. Mas não deve contar com uma resposta a tempo do evento de oficialização da campanha de Ciro Gomes.
TEMPO DE TV – “Acho que vamos ter o blocão todo conosco. Com isso, o Ciro vai ficar com o maior tempo de TV. Essa aliança vai dar ao Ciro a perspectiva de vitória, viabiliza o Ciro de forma irreversível no segundo turno. E o povo gosta de votar em quem vai ganhar” — avalia Lupi.
Juntos, esses cinco partidos têm com cerca de 40% do tempo de TV. Na Câmara, somam quase 200 deputados. Participaram da reunião, além de Ciro Nogueira, o comandante do PR, Valdemar Costa Neto, o presidente do DEM, ACM Neto, o ex-ministro Marcos Pereira, do PRB, e Paulinho da Força, do SD.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Posso estar enganado, mas tudo indica que o Centrão vai aceitar a coligação com o PDT e apoiar Ciro Gomes, que esteve com os dirigentes partidários no sábado e se saiu bem na reunião.  
E o tucano Alckmin não foi convidado a participar. Depois disso, houve reuniões de economistas do Centrão com Mauro Benevides Filho, que atua como consultor econômico de Ciro. Portanto… (C.N.)

19 de julho de 2018
Catarina Alencastro
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário