"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 14 de junho de 2018

O BLOCO DA PAPUDA PEDE PASSAGEM

O deputado João Rodrigues de volta à Câmara
Na cadeia, o cabelo de João Rodrigues ficou grisalho
A voz empostada continua a mesma, mas os cabelos… Depois de 123 dias preso, o deputado João Rodrigues reapareceu com visual diferente no Congresso. As madeixas perderam o tom preto-graúna e ficaram grisalhas. Não há salão de beleza na Papuda, onde o parlamentar cumpre pena por fraude e dispensa de licitação.
Rodrigues reassumiu o mandato na segunda-feira. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, autorizou que ele saia da cadeia para trabalhar na Câmara. A permissão vale das 9h às 20h, quando o deputado do PSD deve tomar o caminho de volta para a cela.
É UM EMPREGO – “Qual é a razão de eu não poder estar aqui? Não há problema nenhum”, ele disse, sem esboçar constrangimento. “Isso é um emprego. Aqui eu conquistei. Isso aqui é meu”, acrescentou.
Na última sexta-feira, foi a vez do retorno de Celso Jacob, precursor da jornada dupla entre a Papuda e o Congresso. Em novembro, ele perdeu o benefício por descumprir as regras da cadeia. Foi flagrado quando tentava entrar com biscoito e queijo escondidos na cueca.
Eleito pelo MDB fluminense, Jacob chegou a ser substituído pelo suplente. Recuperou o broche de parlamentar graças a uma decisão do juiz Fernando Messere, da Vara de Execuções de Brasília.
MALUF EM CASA – Rodrigues e Jacob não são os únicos deputados presos. Paulo Maluf, decano do PP, passou três meses na Papuda e agora cumpre pena em casa. Os três detentos já formam uma bancada maior que a da Rede, o partido de Marina Silva. Nelson Meurer, também do PP, deve se juntar em breve ao bloco dos presidiários. Ele foi condenado pelo Supremo a 13 anos de prisão, mas espera o julgamento do último recurso em liberdade.
A lista de deputados em cana poderia ser ainda maior. Na semana passada, o ministro Edson Fachin negou pedidos de prisão preventiva contra Jovair Arantes, Paulinho da Força e Wilson Filho. O trio é investigado na Operação Registro Espúrio, que apura um esquema de corrupção no Ministério do Trabalho.
Ontem a Polícia Federal fez novas buscas na casa e no gabinete da deputada Cristiane Brasil. O presidente Michel Temer chegou a nomeá-la ministra, mas a Justiça barrou sua posse.

14 de junho de 2018
Bernardo Mello Franco 
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário