"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 14 de junho de 2018

INCOERÊNCIA NA PESQUISA, AO DIZER QUE 45% ACHAM QUE TUDO VAI MELHORAR

Resultado de imagem para otimismo na política charges


Charge do Adão (Arquivo Google)
É incoerente com o sentimento generalizado na população brasileira o dado apurado na pesquisa Datafolha em que 45% dos brasileiros acreditam que a eleição vai melhorar a vida e a política. Na mesma pesquisa, 30% ou mais afirmam que vão anular o voto, votar em branco ou não comparecer, o que é um sintoma de pouca animação com as eleições. E não há nenhuma empolgação com qualquer candidato à presidência.
É estranho que alguém esteja animado com o resultado da eleição, mas não com a eleição em si.  Ninguém sabe o que vai acontecer no final – três candidatos disputam a ponta nas pesquisas – Bolsonaro, Marina e Ciro -, tem o Alckmin com a máquina partidária do PSDB e o substituto do Lula, que também pode ser beneficiado com a estrutura do PT.

14 de junho de 2018
Merval Pereira
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário