"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 13 de junho de 2018

COM LULA FORA, TOTAL DE ELEITORES SEM CANDIDATOS NO NORDESTE CHEGA A 43%

Resultado de imagem para ciro candidato charges
Charge do Clayton (O Povo/CE)
A pesquisa Datafolha divulgada no último domingo mostra que o total de eleitores sem candidato chega a 43% no Nordeste, em cenários em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não aparece como opção. Historicamente, é nessa região que o petista tem o seu melhor desempenho eleitoral. O número deve fazer com que os demais presidenciáveis intensifiquem a campanha no Nordeste.
Lula foi condenado em primeira instância no caso do tríplex do Guarujá e, por isso, preenche os requisitos para ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa, sendo impedido de concorrer nas próximas eleições. O Datafolha testou um cenário com o ex-presidente e três sem ele.
BRANCOS E NULOS -Nas três simulações em que o petista não aparece, o percentual de eleitores que declara pretender votar em branco ou nulo varia entre 36% e 38%. Os que não sabem em que votar oscilam entre 5% e 6%. Quando Lula aparece como opção, os que pretendem votar em branco ou anular são 15%, e os que não sabem somam 3%.
A avaliação dos cenários sem Lula também indica que o percentual de eleitores sem candidato é maior entre as mulheres, com variação de 41% a 42% a depender do cenário. Entre os homens, o percentual dos que não têm em quem votar quando o petista é tirado da disputa oscila entre 25% e 26%.
Os sem candidato também ocupam um espaço maior entre os que tem mais de 35 anos (chegando a 39% no grupo com mais de 60 anos), entre os que têm baixa escolaridade (atinge até 39% nessa faixa) e os de menor renda (alcança até 40% no grupo).
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Este dado da pesquisa Datafolha favorece Ciro Gomes, do PDT, porque é o único candidato conhecido em todo o Nordeste, e muitos votos de Lula na região podem migrar para ele(C.N.)


13 de junho de 2018
Sérgio Roxo
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário