"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 4 de maio de 2017

DUAS VISÕES DIFERENTES SOBRE A LIBERTAÇÃO DE DIRCEU PELO SUPREMO

Imagem relacionada
Dirceu vai sair, mas sabe que será preso de novo
A decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira, de libertar o ex-ministro José Dirceu da prisão preventiva levou preocupação aos procuradores da Lava-Jato, que consideraram o julgamento um duro golpe contra a operação. No meio jurídico, a decisão também aquece o debate sobre a extensão das prisões preventivas e o próprio futuro da Lava-Jato. O Globo ouviu dois especialistas em Direito sobre estes temas. Gustavo Binenbojm é doutor em Direito e professor da Uerj e Jerson Carneiro é professor de Direito do Ibmec-RJ
###
UMA MENSAGEM AOS JUÍZES
Gustavo Binenbojm
Acredito que estas recentes decisões do STF têm mais a preocupação de passar uma mensagem sobre as prisões cautelares aos juízes que conduzem procedimentos criminais do que uma possível tendência contra a Lava-Jato. É precoce enxergar algum tipo de tendência ou concertação premeditada neste sentido. São ministros que têm viés mais garantista, sobretudo em matéria penal, e isso se manifestou. Há a preocupação com a eternização das prisões cautelares, e foi colocado, pode-se dizer, um freio de arrumação especificamente no tema da prisão preventiva. No caso específico de Dirceu, eu teria mantido a prisão, mas há bons argumentos para qualquer decisão, não à toa foi 3 a 2. Não chegou a ser surpresa, pois o próprio ministro Gilmar já havia dito que o Supremo tinha “encontro marcado” com as prisões preventivas.
###
A DISPUTA ESTÁ SÓ COMEÇANDO
Jerson Carneiro
O acirramento maior entre as cortes superiores e os procuradores da Lava-Jato e juízes de primeira instância se dará mais adiante, quando as investigações se debruçarem sobre membros do Judiciário, o que será inevitável. Por ora, não acho que esta decisão represente derrota da Lava-Jato. Pela primeira vez, políticos e empresários estão tendo seus bens bloqueados, sendo punidos. Está se percebendo que os juízes de primeira instância e os promotores não estão para brincadeira. Isto vai obrigar o STF a acelerar os julgamentos. A lei não previu prazo para duração da prisão preventiva, e o STF está dando sinais de que vai rever o tempo destas prisões. Dirceu teve bens bloqueados, já pagou parte da pena e sequer pode sair às ruas, está condenado pela opinião pública. E pode voltar à prisão, mesmo preventiva, por outros processos. Neste, a decisão foi correta.

04 de maio de 2017
Deu em O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário