"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

CASA CIVIL MANDOU ADVOGADO EVITAR QUE CUNHA FAÇA A DELAÇÃO PREMIADA


Resultado de imagem para gustavo do vale rocha
Rocha pediu que seu sócio procurasse acalmar Cunha
Considerado “homem-bomba” pelo governo Michel Temer, o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) recebeu no fim do ano visitas do advogado Renato Oliveira Ramos, que, por sua vez, repassou “impressões” das conversas a Gustavo Rocha, responsável pela Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, órgão que assessora ministros e o próprio presidente. A avaliação de antigos aliados do peemedebista é de que as visitas visaram a mapear a disposição do ex-presidente da Câmara em fechar acordo de delação premiada com a força-tarefa da Lava Jato e se ele poderia implicar o Palácio do Planalto.
O deputado cassado foi preso preventivamente há quase três meses acusado de receber propina de contrato de exploração de petróleo no Benin e usar contas na Suíça para lavar o dinheiro. Ele tem demonstrado confiança de que sua situação se resolverá até abril, quando acredita que o juiz Sérgio Moro possa dar a sentença. Até lá, não pretende iniciar acordo de delação.
VISITAS – Desde sua detenção, Cunha se reuniu com Ramos, que, por ser advogado, tinha acesso livre à carceragem da Polícia Federal em Curitiba. Ramos admitiu ter ido pelo menos duas vezes a Curitiba conversar com Cunha, sendo a primeira visita “de cortesia” e a segunda para tratar de um mandado de segurança que pode ser impetrado neste mês no Supremo Tribunal Federal contra a cassação do mandato pelo plenário da Câmara. Ele disse que “comentou” com Rocha que esteve em Curitiba e relatou a situação do ex-presidente da Câmara.
“Ficou no limite do comentário”, afirmou. Já o subchefe da Casa Civil disse que tem falado com Ramos por telefone, mas alegou não se lembrar desse relato sobre Cunha. “Esse assunto não me diz respeito.”
ERA MENTIRA – Ex-auxiliares de Cunha que cuidaram do processo de cassação, contudo, declararam que jamais foi discutida a apresentação do mandado de segurança ao STF, citado por Ramos para justificar sua ida a Curitiba. Antigos aliados do peemedebista acreditam que são nulas as chances de sucesso do recurso.
Ramos e Rocha são amigos de infância e ex-sócios em um escritório de advocacia. Ambos tiveram uma relação próxima com o deputado cassado.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Trata-se de matéria da maior importância e que necessita de tradução simultânea. Gustavo do Vale Rocha, secretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil nada faz sem aval de Eliseu Padilha. O que aconteceu foi o seguinte: Padilha e Temer pediram que o sócio do secretário fosse a Curitiba tranquilizar Cunha e evitar que ele faça delação. As visitas foram inúteis, porque a força-tarefa já sabe quase tudo através da Odebrecht e não se interessa mais pela delação de Cunha. Mas isso pode mudar, dependendo do que Cunha pretenda dizer. É aí que mora o perigo(C.N.)


05 de janeiro de 2017
Deu no Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário