"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 24 de dezembro de 2016

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Que presente $talinácio merece?



Algo ou alguém consegue ser mais indecente que os juros do cartão de crédito baterem 482% ao ano? Lula tem este poder de despudor. O nome do Instituto que foi autuado pela Receita Federal por “desvio de finalidade” teve a ousadia de usar as redes sociais para pregar a realização de novas eleições. A mensagem de fim de ano de Luiz Inácio Lula da Silva, com a cara de pau de sempre, não reflete o clima de fim de mundo que o atormenta em ritmo de Lava Jato. Lula defende a troca imediata de Michel Temer, na pregação aos fanáticos seguidores:

“O país está parado e vai continuar parado, se o governo não mudar a política econômica. A União não pode investir, as prefeituras não podem investir, os empresários não estão investindo, os bancos não dão crédito e o povo não tem crédito. Ou seja: como é que pode funcionar a economia desse jeito? Só pode fazer o que eu estou falando um presidente que tenha respaldo popular e respaldo popular chama-se voto na urna. Portanto, é preciso antecipar o processo eleitoral. É preciso que o povo volte a eleger um presidente pelo voto direto para que ele possa fazer as mudanças que o Brasil precisa que sejam feitas. Somente nós, juntos, seremos capazes de reconstruir esse país economicamente e politicamente porque o povo merece”.

A indecência do Capimunismo Rentista tupiniquim explica por que a vontade de Lula não será realizada, se depender da vontade dos banqueiros brasileiros – comandados por seus controladores externos. A cúpula do sistema financeiro não quer a saída de Michel Temer, pelo menos antes que ele faça o dever de casa que começou com a aprovação da PEC dos Gastos – que faz o poder público economizar dinheiro para garantir o pagamento de pequena parte da dívida e de todos os juros aos banqueiros que sustentam a farra estatal brasileira.

Quando estava na Presidência, o mesmo fenômeno de milagrosa sustentação beneficiou Luiz Inácio – que sobreviveu ao escândalo do Mensalão, como se nada da corrupção institucionalizada tivesse a ver com seu nome santificado pela petelândia e pela mídia bem paga. Agora, Lula precisa usar toda sua habilidade, verborragia e recursos para se proteger da Lava Jato. Uma condenação de Lula – em alguns dos processos a que responde – é dada como pule de 13. Ele nem consegue relaxar no Natal porque o juiz Sérgio Moro entrou de férias, mas deixou a bela juíza Gabriela Hardt trabalhando no mais tenso recesso da recessão nunca antes visto na História deste País...


Neste fim de ano – que para alguns parece mesmo o fim do mundo -, a maioria sem grana se pergunta: por que a situação ficou tão ruim? A maioria começa a jogar a culpa na Era Lula – que acabou com Dilma (com ou sem trocadilho infame). Apenas uns 25% de fanáticos acreditam que Lula é inocente e que a culpa é dos outros. A maioria começa a compreender e constatar que a culpa é do sistema que mantém o Brasil do jeitinho como sempre esteve.

Curiosamente, essa mesma maioria, comodamente, prefere tacar pedra no $talinácio, em vez de partir para uma união que proponha e promova soluções a partir de consensos básicos. Assim, na guerra de todos contra todos os poderes, com a gente no meio, a regra geral é o salve-se quem puder, na base da farinha pouca meu pirão primeiro, mesmo que ninguém tenha cozinhado nada. O famoso botão “phodda-se” está apertadíssimo. A tendência é que tal comportamento amplie a tensão e gere mais medo, intolerância e violência.

Por enquanto, a maioria da sociedade brasileira está pagando caro pelo “Custo $talinácio”. O que é preciso ficar claro é que Lula, embora se ache o último e melhor pão da fornada, não passa de um mero coadjuvante, um fantoche do sistema. É um erro – até uma injustiça – defini-lo como o “chefão da organização criminosa”. No máximo, Lula é um poderoso subordinado que sobreviverá até quando for conveniente aos controladores. A blindagem dele começa a ser rompida. No entanto, a estrutura da organização criminosa continua intacta, e pronta para substituir a marionete descartável.

Temer não será derrubado pela retórica de Lula. Simplesmente porque o “sistema” não quer. A vida do maridão da bela Marcela é temerária porque tem gente poderosa conspirando para lhe tomar o lugar. O golpe da eleição indireta é uma ameaça que se desenha, mas pode não se concretizar. A não ser que se confirme a competência conspiratória da chamada “República de Piratini” – que mistura petista, banqueiro neófito e até general.

É mais fácil ocorrer algo inimaginável. Exemplo: um Renan Calheiros aparecer de surpresa em uma festa de juízes federais, em pleno Círculo Militar de São Paulo, e sentar em uma mesa reservada junto com um deputado defensor da causa LGBT e mais dois oficiais do Exército (um Coronel e um tenente-coronel), saindo no meio do evento sem que ninguém percebesse ou entendesse o que foi fazer ali.

Quando Inhambu aparece na festa de Jacu é hora de desconfiar que tudo pode acontecer...

Mensagem do Comandante

Mensagem Fim de Ano do Comandante do Exército - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=HGx5JDUAnzU
2 dias atrás - Vídeo enviado por Exército Brasileiro
Assine nosso canal no Youtube: http://www.youtube.com/exercitooficial Acompanhe nossas mídias ...

Mensagem natalina do Comandante do Exército, General Eduardo Villas-Bôas, chama atenção para o “agravamento das dificuldades”.
Nada de ficar preso em casa



Sem salvação



Sem retorno



Inquedável



Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


24 de dezembro de 2016
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário