"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 30 de outubro de 2016

INSEGURANÇA PÚBLICA

Em 5 anos, mais gente foi morta no Brasil do que na guerra civil da Síria

Os números nacionais vêm sendo levantados pelo Anuário Brasileiro de Segurança


De acordo com o Observatório de Direitos Humanos, entre 2011 e 2015, a guerra civil na Síria vitimou 256 mil pessoas. No mesmo período, o Brasil somou 278 mil casos de mortes violentas. São mais de 55 mil por anos. Os números nacionais vêm sendo levantados pelo Anuário Brasileiro de Segurança, já em sua décima edição.

É claro que, proporcionalmente, a situação da Síria é bem mais grave, afinal, possui o equivalente a apenas um décimo da população brasileira. Mas o dado ajuda a compreender o tamanho do problema enfrentado pelos brasileiros. Até mesmo pelas proporções continentais do país, a difusão da violência, cada vez mais varrida para longe dos principais centros, impede que uma necessária pressão da opinião pública force as autoridades a tomarem medidas necessárias contra tanto assassinato.

O tardio conhecimento de relatórios do tipo dificultam os efeitos do alerta. Só às portas de 2017 conhece-se a situação vivida em 2015.


30 de outubro de 2016
implicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário