"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 11 de setembro de 2016

O QUE A SEGUNDA TEMPORADA DA SÉRIE NARCOS PODE ENSINAR NA LUTA CONTRA O BARBARISMO DO PT?



Há uma diferença entre denunciar as monstruosidades praticadas pelos milicianos do PT – destruição de patrimônio, vandalismo, violência, uso de crianças como escudos, provocações à polícia, fechamento de vias e incêndio de propriedade privada, dentre outros – e ficar impressionado com elas ao ponto do medo e da inação.

Algumas pessoas de direita tem colaborado com este tipo de comportamento, sempre dando ao adversário um poder maior do que ele realmente tem. Daí confundem a denúncia do barbarismo com a justificativa para o medo. Ou até o desespero.

Enquanto isso, já está disponível a segunda temporada da série Narcos, no Netflix. O personagem principal, Pablo Escobar – ironicamente interpretado pelo militante de extrema-esquerda Wagner moura – como sempre toca o terror na busca de manter seu poder como traficante de drogas. E mesmo assim, ele foi combatido por policiais decentes e políticos que resolveram encará-lo de frente.

Entre as atrocidades praticadas por Escobar se encontra um atentado a um avião, matando mais de 100 pessoas, o que ajudou a demolir de vez sua imagem. Perto das dezenas e dezenas de massacres perpetrados por Escobar, o que são algumas vias fechadas e ataques feitos. Pensando bem, os petistas até estão sendo frouxos – comparem com o que fez Escobar e tirem as dúvidas – e lutando pouco pelo que tanto desejam. Mas frouxos também estão sendo aqueles que se impressionam com o barbarismo petista.

Escobar queria manter o poder de comandar o tráfico de drogas a partir da violência. Os petistas querem o poder totalitário para nos transformar em escravos, a partir da censura, do aparelhamento estatal e da opressão. Não estou comparando os crimes de Escobar com os crimes do PT, mas estes últimos igualmente dependem do barbarismo para obter e manter poder ilegítimo. Igualmente dependem do medo para conquistarem seus ideais. Igualmente podem ser derrotados quando lhes dizemos: “não temos medo, e vamos vencê-lo, e nesse caminho exibiremos ao público o quão bárbaro e podre você é”.


11 de setembro de 2016
ceticismo político

Nenhum comentário:

Postar um comentário