"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

FRASE "NÃO TEMOS PROVA, MAS TEMOS CONVICÇÃO" FOI INVENTADA POR PETISTAS


Resultado de imagem para deltan dallagnol
A frase que inocenta Lula foi colocada na boca do procurad





















Reproduzida por diversos sites e alvo de memes na internet, a frase “não temos prova, mas temos convicção”, atribuída aos procuradores da Operação Lava Jato ao apresentarem em Curitiba  a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na quarta-feira (14), não foi dita, ao menos durante a apresentação e depois na entrevista coletiva que concederam na sequência.
A suposta frase juntou falas de dois procuradores, ditas em momentos distintos da apresentação. Em dois desses trechos, o procurador Deltan Dallagnol justifica a convicção do Ministério Público Federal (MPF) de que Lula é o comandante do esquema criminoso alvo da operação; em um terceiro, o procurador Henrique Pozzobon fala sobre o fato de não existir “prova cabal” de que Lula é “proprietário no papel” do apartamento no Guarujá usado, segundo os investigadores, para ocultar o pagamento de propina.
Veja a sequência das frases:
  1. Dallagnol fala em ‘convicção’
    Num primeiro momento, durante a apresentação da denúncia, Dallagnol fala, ao explicar as conclusões do MPF:
“Provas são pedaços da realidade, que geram convicção sobre um determinado fato ou hipótese. Todas essas informações e todas essas provas analisadas como num quebra-cabeça permitem formar seguramente, formar seguramente a figura de Lula no comando do esquema criminoso identificado na Lava Jato.”
  1. Pozzobon fala em ‘provas cabais’
    Mais à frente, ainda durante a apresentação, Pozzobon diz:
“Precisamos dizer desde já que, em se tratando da lavagem de dinheiro, ou seja, em se tratando de uma tentativa de manter as aparências de licitude, não teremos aqui provas cabais de que Lula é o efetivo proprietário no papel do apartamento, pois justamente o fato de ele não figurar como proprietário do tríplex, da cobertura em Guarujá é uma forma de ocultação, dissimulação da verdadeira propriedade”, afirma o procurador.
  1. Dallagnol volta a usar o termo ‘convicção’
    Mais tarde, durante a entrevista coletiva, Dallagnol volta a usar o termo “convicção” para se referir a Lula ao responder à pergunta de um jornalista sobre se o ex-presidente continou a liderar o suposto esquema após deixar o cargo:
“Dentro das evidências que nós coletamos, a nossa convicção com base em tudo que nos expusemos é que Lula continuou tendo proeminência nesse esquema, continuou sendo líder nesse esquema mesmo depois dele ter saído do governo.”
E também ao responder por que um dos filhos e um empresário amigo de Lula citados nas investigações não foram denunciados:
“Mas nós precisamos lembrar que as investigações continuam, o trabalho do Ministério Público não termina aqui, as investigações continuam e se nósformarmos a convicção de que eles são responsáveis por esses crimes eles serão igualmente acusados.”
  1. A frase que viralizou
    Após a apresentação dos procuradores, a frase “não temos provas, mas temos convicção”  e uma variante, “não temos como provar, mas temos convicção”, que não foi dita desta forma por Dallagnol, passou a ser publicada em diversos sites e gerou memes.
16 de setembro de 2016
Deu no G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário