"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

ENFRENTAR A CORRUPÇÃO COM AS LEIS EXISTENTES

O excelente trabalho que o procurador Deltan Dallagnol e toda a equipe da força-tarefa da Lava Jato estão fazendo pode resultar na prisão de Lula e no desmantelamento de sua organização criminosa socialista com registro partidário. 

Esse resultado por si mesmo serve como o melhor argumento para se posicionar contra o projeto das Dez Medidas Contra Corrupção, em relação ao qual nós já nos posicionamos nesse artigo aqui, e enfatizamos mais uma vez: o combate à corrupção no Brasil não demanda a concessão de mais poderes a determinados órgãos do estado, como propõe o projeto das dez medidas.

A legislação existente e o grau de autonomia de que já dispõem órgãos como Ministério Público (autonomia em relação ao poder político e à própria população, uma vez que procuradores não precisam prestar contas de seus atos ao eleitor) permitem que se combata a corrupção de modo eficaz. 
O sucesso da Lava-Jato é a principal evidência desse fato.

Como enfatizamos no artigo citado, o verdadeiro combate à corrupção se dá pela redução do aparelho de estado, que hoje é uma presença compulsória na vida das pessoas e das empresas. 
Uma presença, por meio do excesso de regulamentos e normas e fiscalizações, que cria o ambiente propício para as práticas de corrupção, quase sempre por iniciativa do agente público, seja ele um político ou funcionário do estado.

16 de setembro de 2016
crítica nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário