"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 14 de agosto de 2016

BUMLAI DIZ QUE FOI O "TROUXA PERFEITO" PARA O PT, MAS AGORA ESTÁ ARREPENDIDO


Tornar-se amigo de Lula foi o maior erro de Bumlai




















O pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula e que está preso desde 24 de novembro de 2015 na Operação Passe Livre, desdobramento da Lava Jato, através da sua defesa, disse em alegações finais ao juiz Sergio Moro que ‘sabe ter cometido um grave equívoco que redundou na acusação, tem consciência de seus atos e de muitos deles se arrepende’

Bumlai é réu em ação penal por corrupção, lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta de instituição financeira, no emblemático empréstimo de R$ 12 milhões da Schahin para o PT em 2004. 
Na peça, decisiva para o processo, ele disse se considerar ‘o trouxa perfeito do PT’.
Em matéria publicada na manhã deste sábado, o Jornal Estadão – que teve acesso à peça – divulgou os argumentos da defesa do agropecuarista. 
“A prova dos autos explica o que de fato aconteceu: o PT precisava de dinheiro para, entre outras providências, quitar dívidas da campanha da prefeitura de Campinas”, alega a defesa. 
“Por sua vez, o Banco Schahin, representado pelo então presidente Sandro Tordin e seus controladores Salim e Milton Schahin, tinha dinheiro disponível e muito interesse em se aproximar do Governo Federal e do Partido dos Trabalhadores para se beneficiar de novas ‘oportunidades de negócios’… 
Nesse contexto, como esclareceu Bumlai, ‘o empréstimo já estava totalmente aprovado’ e ‘só precisava de um trouxa’ ‘pra assinar e ficar responsável por ele’22. E o ‘trouxa’ escolhido foi José Carlos Bumlai que, além de ser conhecido de todos os envolvidos, era adimplente 23 e amigo do presidente Lula 24. Eis o trouxa perfeito!”
ESCLARECIMENTOS – O documento de 70 páginas foi entregue ao juiz na sexta-feira (12). Nele, a defesa pede a Moro que devolva a Bumlai a liberdade. 
“Na contramão do que tem sido comum nos processos envolvendo a Força-Tarefa da Lava-Jato, José Carlos Bumlai não é lobista, não é empreiteiro, não é político e tampouco se beneficiou de contratos milionários com o Governo Federal. Tudo o que tinha a esclarecer, foi esclarecido. Bumlai errou e arrepende-se imensamente. Afinal, cometeu falsidades documentais que possibilitaram a irrigação ilícita de recursos ao Partido dos Trabalhadores, sucedida, posteriormente e à sua total revelia, de uma compensação de favores escusos entre esta agremiação partidária e o Grupo Schahin em negociações com a Petrobrás. Mas, a César o que é de César!”
Acometido por um câncer na bexiga e problemas cardíacos, o agropecuarista tinha sido autorizado pelo juiz Moro a fazer tratamento em casa. Mas, nessa quinta-feira (11), o magistrado mandou que ele voltasse para a prisão em regime fechado.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Bumlai ajudou muito Lula e pensou que ele era seu amigo. José Dirceu, também. Agora, os dois descobriram que Lula é como os Estados Unidos, segundo o então secretário de Defesa Foster Dulles:  não tem amigos, apenas interesses. (C.N.)

14 de agosto de 2016
Deu em O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário