"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 8 de maio de 2016

É IMPRESCINDÍVEL FAZER UMA REFORMA POLÍTICO-INSTITUCIONAL, PORÉM JAMAIS SERÁ FEITA




Charge do Flávio (reprodução do Arquivo Google)



















Toda essa crise é por culpa de uma Constituição canhestra, que desde o início norteava para o parlamentarismo e no final se tornou presidencialista. Digitais de dois ilustres peemedebistas: Ulysses, que renegou a tese de uma Constituinte exclusiva (pois havia mudança de regime, que é condição primeira para isso) e Sarney, que ao assumir o Alvorada nomeou uma comissão de notáveis juristas para elaborar o anteprojeto na nova Carta.
Terminado esse trabalho, eles foram a Sarney, que os recepcionou com um almoço em palácio, agradeceu, recebeu o anteprojeto e…engavetou-o! Devia ser bom para o povão, mas ruim para a classe político-privilegiada-adoradora de benesses.
E ninguém nunca indagou (até por curiosidade) aonde foi parar o anteprojeto e muito menos o seu teor.
REFORMA POLÍTICA
E agora se fala em fazer reforma política que implicaria entre outras coisas diminuição de número de senadores, deputados federais e estaduais; vereadores recebendo só por sessão; fim dos inúmeros privilégios e imunidades; determinar-se que subsídio (o nome certo) não é salário e não dá direito à tal aposentadoria parlamentar; que o SUS é para todos e a escola pública idem; que as cotas de gabinete e auxílios diversos só servem para engordar os contracheques (aliás, mais cheques do que contra) dos ilustres representantes do povo; que propaganda política gratuita é tudo, menos gratuita; que fundo partidário é outro imposto disfarçado e um alimentador de gestação de partidos.
Mas a quem incumbiria realizar tal reforma (e ainda há mais coisas a citar)? Aos nobres políticos? Rs, rs, rs. Tirem o cavalinho da chuva. A maioria deles é capaz de tudo, menos de atear fogo às vestes ou seccionar os pulsos, como diriam os velhos repórteres de polícia, quando tratavam de suicídio.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Um artigo verdadeiro, que resume com perfeição a base da reforma político-institucional de que o país necessita. E parece um sonho poder publicar aqui na Tribuna da Internet este texto de Argeu Affonso, um nome que honra o jornalismo brasileiro(C.N.)

08 de maio de 2016
Argeu Affonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário