"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O BRASIL PODE SE TORNAR UMA NOVA GRÉCIA, DIZ DIRIGENTE DO ITAÚ




 Marino levou a Davos uma visão pessimista do Brasil
O pessimismo em relação ao Brasil está cada vez maior e agora até o maior banco privado do País, o Itaú Unibanco (ITUB4) ressalta suas grande dúvidas com o futuro da economia. A reforma “precisa ser mais drástica agora, porque se você não faz nada agora, em alguns anos o Brasil se tornará a Grécia da América Latina, e não queremos que isso aconteça”, disse Ricardo Marino, vice-presidente do banco, em entrevista concedida à Bloomberg em Davos.
Marino afirmou que há um risco do Brasil se tornar a Grécia da América Latina e também destacou que o segmento de crédito corporativo está se deteriorando. “A oferta de crédito está diminuindo porque os bancos estão mais avessos ao risco”. “Começamos a ver deterioração do crédito no segmento corporativo, no middle market e, como o desemprego segue crescendo, também deve afetar o varejo ao longo deste ano”.
Apesar da visão bastante pessimista, Marino afirmou que as difíceis condições do mercado na região podem criar oportunidades de aquisição. “Todas as grandes aquisições e grandes movimentos que fizemos foram em tempos de crise”, afirmou durante o Fórum Econômico Mundial. “É hora de acelerar”, disse ele, acrescentando que o banco estaria particularmente interessado em um banco privado voltado para clientes da América Latina.

25 de janeiro de 2016
Rodrigo Tolotti Umpieres
Bloomberg/iG Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário