"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Delação premiada de Marcos Valério e revelações da lusitana Operação Marquês apavoram a petelândia



Caso o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza realmente aceite firmar um acordo de "colaboração" premiada com a Força Tarefa da Lava Jato - como o advogado dele, Marcelo Leonardo, já começou a negociar -, só um fato que vem além-mar pode complicar ainda mais a situação da cúpula do PT: a parceria do Ministério Público Federal brasileiro com o Departamento Central de Investigação e Ação Penal de Portugal - que investiga a Operação Marquês, cujo alvo principal é o ex-primeiro ministro português José Sócrates, amigo e parceiro de Luiz Inácio Lula da Silva, José Dirceu, Alexandre Padilha e outros menos votados.

Condenado a 37 anos de reclusão no processo do Mensalão, Marcos Valério é um arquivo-vivo de todas as falcatruas cometidas pela petelândia. O publicitário acha que está segurando, praticamente sozinho, todas as maiores broncas do escândalo - sendo um dos poucos que nem conseguiu benefício de redução de pena. Há muito tempo, nos bastidores da politicagem, circula a versão (impossível de confirmar) que a família de Valério teria recebido R$ 300 milhões pelo silêncio forçado. Agora, depois que a Lava Jato mudou o curso da História, pegando alguns empresários poderosos e uns poucos políticos de peso, Valério estaria interessado em abrir o bico.

Já na lusitana Operação Marquês, quem começa a entrar pelo cano é o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele é suspeito de ter tocado negociações  com o ex-ministro português José Sócrates, em 2013, para facilitar negociatas com a farmacêutica Octapharma. Em parceria com o laboratório Labogen (pego na Lava Jato), os portugueses faturariam alto em contratos com o governo brasileiro. O doleiro Alberto Youssef faria a lavagem e esquentaria o dinheiro das falcatruas, simulando importações. Conforme denunciado em Portugal, Padilha e o ex-deputado petista André Vargas, ex-vice-presidente da Câmara, comandariam os esquemas.

A imprensa portuguesa escancara: "Esta nova frente da investigação brasileira pode assim reforçar as ligações entre o caso Lava Jato e os inquéritos que correm em Portugal, nomeadamente a Operação Marquês, isto porque o Departamento Central de Investigação e Ação Penal considera que Sócrates terá movido as suas influências para que algumas empresas entrassem em países como o Brasil e a Venezuela. Essa seria, aliás, a sua função enquanto consultor da Octapharma para a América Latina".

Os portugueses acrescentam: "Na reunião que conseguiu com Padilha, a 5 de Fevereiro de 2013, esteve também presente Lalanda de Castro, responsável pela Octapharma e arguido na Operação Marquês. No encontro esteve ainda Guilherme Dray, ex-chefe de gabinete de Sócrates, então a trabalhar para a Ongoing Brasil. Tudo o que está a ser descoberto do outro lado do oceano parece ter um espelho em Portugal. E com personagens que se cruzam. Os investigadores da Operação Marquês, por exemplo, também suspeitam que Sócrates e uma empresa de Lalanda e Castro terão usado esquemas de branqueamento de capitais para trazer dinheiro para a esfera do ex-primeiro-ministro".

Releia o que o Alerta Total publicou em 25 de julho de 2014:Petralhas temem que escândalo de lavagem de dinheiro no Banco Espírito Santo chegue ao “Pai e ao Filho”


Leia o original da reportagem deste final de semana do "Jornal I", de PortugalMinistro que se reuniu com Sócrates e Octapharma apanhado na LavaJato

Quem é o Pablo Escobar brasileiro?

No momento em que o ator brasileiro Wagner Moura bateu na trave e não ganhou o prêmio do Golden Globe Awards (O Globo de Ouro), pela interpretação fantástica do narcotraficante Pablo Escobar na série Narcos, do Netflix, cabe uma perguntinha?

Quem merecia ganhar o prêmio de Pablo Escobar da Politicagem brasileira?

A resposta é: aquele que formou cartéis econômicos com empreiteiras, exerceu forte tráfico de influencia nos maiores empresários e banqueiros, além de coordenar a maior farra de corrupção da história do planeta...

O Louro José e a Loura reclamam...

A apresentadora global Ana Maria Braga e seu fiel Papagaio começaram o programa desta segunda-feira chamando a atenção para um absurdo que afetou o bolso dos brasileiros.

Enquanto a inflação oficial acumulada ficou em 10,48%, a Gasolina subiu, em média, 19,33% e o Álcool teve reajustes de absurdos 26,10%.

Só faltou a Ana e o Louro lembrarem que a tudo isso aconteceu graças à Petrobras - empresa estatal (de economia mista), onde explodiu um dos maiores escândalos de corrupção da História brasileira -, e na mesma época em que os preços internacionais do barril do petróleo estão em baixa. 

Releia o artigo de domingo: SEC e Lava Jato apuram erro ou omissão de Dilma em denúncia de Paulo Roberto Costa contra White Martins


Sem resposta dos tucanos...

Alvaro Dias causou frisson ao anunciar que trocava o PSDB pelo Partido Verde, alegando que só poderia ficar em um partido no qual tivesse certeza de que não tem ninguém envolvido na Lava Jato...

Curioso é que o senador paranaense reclamou na sexta, mas, até agora, nenhum tucano veio a público para tentar contestá-lo, de forma veemente...

Do jeito que a coisa vai, Alvaro Dias será um belo candidato a Prefeito de Curitiba pelo partido de Zequinha Sarney, aproveitando que os tucanos nunca estiveram tão acuados...

Por trás de tudo



Socorro, Chapeuzinho Sarney!



Peregrino



Vazadouro



Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

11 de janeiro de 2016
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário