"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 25 de outubro de 2015

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

$talinácio se ferra no Capimunismo da Quadrilhas?



"Nem corrupto, nem ladrão". Será que temos algum político no Brasil em condições plenas de adotar tal slogan no Brasil, sem a gente ter certeza de que ele mente descaradamente? Pois este é o rótulo propagandístico de Jimmy Morales, um comediante profissional, tido como "antipolítico" e rotulado de "direita", com enormes chances de vencer a eleição presidencial deste domingão na Guatemala.

Enquanto você abraça o desafio de encontrar algum político que não seja corrupto ou ladrão em Bruzundanga, fazemos outra pergunta com chance de resposta bem sombria: O que será do nosso Capimunismo de Quadrilhas (expressão que define melhor que "Capitalismo de Quadrilhas" - originalmente cunhada pelo economista Gustavo Franco)? Só investidores malucos ou otários vão apostar seu dinheirinho no Brasil, enquanto os picaretas continuarem comandando o desgoverno do crime organizado, sistêmica e estruturalmente montado para roubar do cidadão-eleitor-contribuinte para que sobre grana para gastanças e roubalheiras.  

A coisa ficou tão feia que até Luiz Inácio Lula da Silva, transformando em alvo de suspeitas, se transformou em um homem público que se torna forçado a cumprir agenda secretamente, sem divulgar à imprensa, com medo da inquisição de uns poucos repórteres inconvenientes. Sem que o Instituto Lula divulgasse a agenda, Lula visitou no sabadão a feirinha do Movimento dos Sem Terra, no Parque da Água Branca, na zona Oeste de São Paulo. Em vez de enaltecer os produtos orgânicos da marketagem dos assentamentos do MST, Lula reclamou com os dirigentes de seu "exército do Stédile" sobre as lamentáveis citações a nomes de seus familiares na famigerada operação Lava Jato.

João Paulo Rodrigues, da coordenação nacional do MST, foi o porta voz da queixa do líder $talinácio: "Ele falou que está muito irritado porque são inverdades. Citam nomes de familiares dele sem provas e ele tem que ficar defendendo. Além de defender o PT, tem que defender a família". Vestindo o boné do MST como um bom soldado da causa, Lula, que não sabe jogar na retranca, ainda chegou a ser abordado por um jornalista inconveniente que lhe indagou sobre suas relações com o pecuarista José Carlos Bumlai - citado na delação premiada do lobista Fernando Baiano, na Lava Jato. Em tom irônico-debochado, o Presidentro se esquivou de falar sobre o amigo: "Sou mulçumano. Não falo de política aos sábados".

$talinácio pirou de vez. Comete erros conceituais até nas piadas sem graça. Quem faz restrições às atividades no dia sabático são os judeus, e não os seguidores do profeta Maomé. Em tese, Lula merece até um perdão porque, segundo consta, ele ainda é católico, no estilo de Gilberto Carvalho, assessor que sempre tratou como um "cardeal". Lula só estaria mais tranquilo porque o pecuarista Bumlai já combinou, direitinho, o que dirá à Justiça, se for convocado a depor na Lava Jato. Alegará que apenas pagou, como presente de casamento, a instalação de armários embutidos para a nora de Lula, o que teria custado apenas R$ 10 mil - e não os r$ 2 milhões que o "Baiano" denunciou que ele teria repassado.

A petelândia anda mais preocupada que nunca. Já tem jornalistas amestrados de Lula advertindo sobre os riscos de o juiz Sérgio Moro (rotulado por eles de ser o "juiz da camisa preta", em uma alusão ao estilo fascista) mandar prender algum filho, parente ou amigo muito próximo de Lula... Os petistas acham que, quando isso ocorrer, a intenção é fazer Lula perder o controle emocional da situação. O fato de Lula reclamar com seu "exército", como fez ao MST no sábado, é um sinal de que o Presidentro está muito incomodado e ciente dos riscos reais para seus endinheirados familiares e amigos.

Lula joga para ganhar tempo. Pensa que já conseguiu conter a marolinha do impeachment da Dilma - que poderia ser fatal para arrastá-lo junto, ganhando dimensões politicamente tsunâmicas. Agora, avalia que as ondas maiores vão atingir a praia do Eduardo Cunha - que só consegue o milagre de se sustentar na presidência da Câmara dos Deputados porque aqui é o Brasil do Capimunismo de Quadrilhas. Lula só está temeroso que a situação lhe fuja do controle. Por isso, a ordem interna, nada secreta, é soltar os cachorros no popular juiz Moro, usando os "blogueiros amigos", que adoram se portar como "selvagens cães de guerra", embora mais pareçam, na realidade, cãezinhos que dependem da graninha da madame...

Sérgio Moro e a Força Tarefa da Lava Jato que se preparem para as mordidas - que tendem a ser de poodles travestidos de pit-bulls... O que vem por aí será um grandioso teste para a poderosa blindagem de Lula - até agora o inatingível mais famoso do Capimunismo de Quadrilhas do Brasil...

Grande lembrança


O imperdoável Eduardo Cunha, que é osso duro de roer, resolveu se defender atacando um dos maiores aliados econômicos de Luiz Inácio Lula da Silva.

Cunha lembrou que, em 2004, o Ministério Público Federal investigou contas do ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles no exterior.

O procurador-geral da República chegou a pedir a quebra do sigilo bancário de Henrique Meirelles em duas contas, uma da empresa Boston Comercial e Participações e outra CC-5 (contas correntes usadas para a transferência de valores de empresas com negócios no exterior), no Nassau Branch of BankBoston, por suspeita de remessa ilegal de dinheiro ao exterior.

Lula, o salvador

Eduardo Cunha recorda que Meirelles foi salvo da degola porque o então presidente Lula concedeu, em 2004, status de ministro e foro privilegiado ao Presidente do Banco Central.

Assim Meirelles conseguiu que seu caso fosse levado ao Supremo Tribunal Federal.

E a Corte suprema tupiniquim decidiu pelo arquivamento do inquérito que investigava os supostos crimes praticados pelo homem que Lula adoraria colocar no lugar do Joaquim Levy...

Quase exceção


Enigma de Einstein


Não é que o gênio calculou, direitinho, a equação da politicagem tupiniquim...

Engana que eu não gosto...


Como matar os conservadores...


Generais estão gostando nada da difusão deste vídeo radicalóide do comunista Mauro Iasi, ex-candidato do PCB à Presidência da República e professor da UFRRJ, oferecendo um bom paredão, uma boa bala, uma boa pá, e uma boa cova para acabar com a direita e o conservadorismo...

A Bela é uma fera?


Coisa russa: A beleza da Procuradora Geral da Criméia, advogada Natalia Poklónskaya, de 34 anos, causa furor na internet e apavora o governo da Ucrânia.

Já tem General sugerindo que a gente importe a loirinha para o Brasil, para ver se ela pega pesado com a turma do governo do crime organizado...

Previsão em andamento

Maldição, irônica, lançada por Leone Rufino, triste com o fechamento do seu belíssimo restaurante Adega Leone, em Ribeirão Preto (SP):

“Depois de nós, o próximo a fechar as portas é o governo do PT.”

Perdendo a linha



Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

25 de outubro de 2015
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário