"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

ITÁLIA PEDE PARA OUVIR LULA EM CASO SOBRE BERLUSCONI

RELAÇÃO ENTRE LULA, O EX-PREMIÊ E EMPRESÁRIO ITALIANO É INVESTIGADA

O MINISTÉRIO PÚBLICO ITALIANO CONVOCOU O EX-PRESIDENTE NA CONDIÇÃO DE TESTEMUNHA PARA ENTENDER SUA SUPOSTA RELAÇÃO COM VALTER LAVITOLA, BRAÇO DIREITO DE BERLUSCONI (FOTO: MAURÍCIO LIMA/AE)

A Itália enviou ao Brasil uma carta rogatória, em setembro, pedindo oficialmente para interrogar o ex-presidente Lula na investigação que envolve o ex-primeiro ministro Silvio Berlusconi e um empresário italiano. Lula seria ouvido na condição de testemunha.

O Ministério Público italiano pede informações sobre a suposta relação entre Lula e Valter Lavitola, o ex-número um de Berlusconi, operador de diversos dos negócios do ex-chefe de governo italiano. Ele foi condenado por extorsão e cumpre prisão em Nápoles.

Uma carta de 13 dezembro de 2011, e endereçada por Lavitola a Berlusconi, cita o ex-presidente Lula e fala de uma concessão para a exploração de madeira na Amazônia que teria adquirido. De acordo com o documento, o ex-presidente atuou para favorecer o italiano.

O empresário lamenta, porém, que, naquele momento, Lula não estaria mais ajudando. "O calor do processo judiciário está determinando um compreensível, mas odioso, ostracismo em minha relação. Ninguém quer assinar nada que tenha a ver comigo e infelizmente o presidente Lula (que se confirmou como um verdadeiro amigo) já não conta quase nada", escreveu.

O pedido de informação e para que Lula seja interrogado foi enviada pelo Ministério da Justiça italiano e é recebida também pelo Ministério da Justiça brasileiro, que tem função de encaminhá-lo para a Procuradoria-Geral da República. Por enquanto, o Brasil não deu uma resposta se aceita a cooperação.



16 de outubro de 2015
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário