"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 21 de julho de 2015

GOVERNOS DO PT CONDUZIRAM AO DESASTRE

O monumental esquema de corrupção montado na Petrobras e - ao que tudo sugere - em outras estatais brasileiras, não só está provocando sérios danos às próprias empresas envolvidas como ao governo, aos partidos da base aliada e, o que mais lamentável, ao próprio Brasil e aos brasileiros.

Obviamente não chegamos à situação em que hoje nos encontramos somente pelo corruptoduto que vem sendo desmantelado pela operação Lavajato. A outra metade do desastre se deve à mistura de despreparo e de incompetência que têm sido a marca permanentente das gestões dos governos do PT desde 2003.

A única coisa em que se destaca o governo é na propaganda das realizações projetadas mas nunca concluídas. Agora mesmo milhões de reais estão sendo gastos para mostrar como os planos para o futuro são uma maravilha. Urge o Congresso baixar de imediato legislação, obrigando a divulgação do valores gastos pelo governo e empresas públicas nessas campanhas para tapear a população. Talvez se devesse pensar em proibir propaganda pública em anos de PIB negativo.

A mentira usada como instrumento de política pública está por trás de todas as trapalhadas governamentais, em todas as esferas. Foi para escamotear os horrores da realidade que a presidente Dilma autorizou seu ministro da Fazenda a cometer as barbaridades que cometeu durante o período eleitoral. Ou será que não autorizou, e o ministro tomou, muito improvavelmente, as medidas por sua própria conta?

Nesse governo nada é impossível. O maior esquema de corrupção da história brasileira é instalado na Petrobras, e alcança proproções gigantescas no período em que presidia seu conselho de administração a atual Presidente da República. Ela continua a dizer que nada viu, nada soube, nada nada. Será que é dessa mesma maneira que conduz o País,sem saber de nada?

Pedaladas, contrapedaladas, práticas tipificadas como crime de responsabilidade fiscal, foram praticadas amplamente por um grupo de economistas do PT, cuja subserviência passará à história pelos danos que causou, que ainda está causando, à Nação.

Daqui a pouco, muitos petistas vão deixar de fazer a viagem que mais gostam, que é de ir a Miami usufruir as vantagens de uma boa qualidade de vida. Quando os processos atualmente em curso chegarem à apuração das responsabilidades criminais, o destino de alguns poderá ser o mesmo dos da FIFA: cana!

Agora, nos EUA, onde já correm vários processos por fraude contra a Petrobras(unificados numa só ação coletiva), um novo acaba de ser aberto, contra a Eletrobras, por prejuízos causados a acionistas estrangeiros. Segundo o escritório de advocacia Rosen Law, esses acionistas sofreram perdas substanciais pela decisão da Eletrobras não prestar informações pertinentes à SEC (equivalente da nossa Comissão de Valores Mobiliários),sobre um suposto esquema de suborno relativo a contratos deAngra III.

Na América Latina, as coisas não andam melhores. Nos próximos dias chegará ao Brasil uma missão de procuradores peruanos, atrás de indícios de irregularidades cometidas por construtoras brasileiras (Odebrecht, Andrade Gutiérrez e Queiroz Galvão) na construção de uma rodovia internacional ligando o Brasil ao Peru, entre 2005 e 2011. No Equador e na Colômbia,investigações de mesma natureza já estão em curso!



21 de julho de 2015
Editorial, Diário do Poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário