"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

UMA COISA É O PMDB. OUTRA, EDUARDO CUNHA


Há uma mistura de arrogância com esperteza na reação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, às vaias que levou quando mencionaram seu nome no 5º Congresso do PT realizado em Salvador.

A reação:

- Quero agradecer as manifestações de hostilidade no congresso do PT. Isso é sinal que estou no caminho certo. Ficaria preocupado se fosse aplaudido lá.

- O PMDB está cansado de ser agredido pelo PT constantemente e é por isso que declarei [...] que essa aliança não se repetirá. Talvez tivesse sido melhor que eles aprovassem no congresso o fim da aliança. Não sei se num congresso do PMDB terão a mesma sorte.


A arrogância: Eduardo fala como se uma crítica ou ato hostil contra ele obrigatoriamente pretendesse alcançar o PMDB.

Uma coisa é ele. Outra, o partido.

Eduardo não se confunde com o PMDB. Ninguém se confunde.

A esperteza: todo fim de semana, Eduardo se manifesta por meio de sua página no Facebook e de sua conta no twitter. Costuma produzir mais espuma do que carne de primeira.

Mas não importa. À falta de notícias, os jornalistas se ocupam com o que ele disse e repercutem o que ele disse.

Eduardo agradece.

17 de juho de 2015
Ricardo Noblat

Nenhum comentário:

Postar um comentário