"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

SEM SAÍDA, LULA PEDE CONSELHOS AO ESPANHOL FELIPE GONZÁLEZ


González não tem a menor noção do que deve dizer ao PT


Preocupado com o destino do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está convocando petistas para uma reunião nesta segunda-feira (22) com o ex-primeiro-ministro da Espanha Felipe González. O PSOE (Partido Socialista Obrero Español) é apontado por petistas como referência de uma legenda que sobreviveu a uma severa crise.
Líder maior do PSOE, González governou a Espanha de 1982 a 1996. Nos anos 90, o partido foi abalado por denúncias de corrupção, sendo derrotado nas eleições. Em 1997, após essa derrota nas urnas, González se afastou do comando da sigla. O partido passou por uma reciclagem. E o PSOE voltou ao poder em 2005.
Para petistas, o rejuvenescimento do PSOE é um exemplo a ser seguido pelo PT neste momento crítico. Para outros petistas, o partido de González não serve de modelo.
A palestra é organizada pelo Instituto Lula e acontecerá em São Paulo. Além dos dirigentes do PT, o Instituto Lula está convidado parlamentares e simpatizantes do partido.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Como se dizia antigamente, Lula está mais por fora do que umbigo de vedete. Não percebeu que o PSOE não tem nada a ver com o PT dos dias de hoje. No início, o PT até parecia o PSOE, porque tinha uma abertura com intelectuais, com professores, com funcionários públicos e com estudantes. Mas era tudo mentira. O PT (leia-se: Lula) queria apenas o Poder, não tinha um projeto nacional. O partido foi se corrompendo e elitizando, os intelectuais, professores e funcionários públicos se sentiram marginalizados e acabaram abandonando a legenda. Hoje, o PT não é mais nada. Tornou-se exclusivamente “o partido da boquinha”, como diz Anthony Garotinho, que foi apoiado pelo PT ao governar o Estado do Rio de Janeiro e se arrependeu muito. González não tem o que ensinar a um partido podre como o PT(C.N.)

22 de junho de 2015
Deu na Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário