"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 7 de junho de 2015

PRONATEC QUE DILMA ENALTECE CORTA 80% DAS VAGAS EM 2015




















O Pronatec pode ter 80% de vagas abertas a menos em 2015. O programa, que ofereceu 600 mil bolsas no ano passado, deve ter um número próximo de apenas  80 mil esse ano. As informações são de reportagem do jornal Valor Econômico desta sexta-feira (29), em reportagem de Danielle Cabral Távora.
A medida foi criticada pelo deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB-PB). Na avaliação do tucano, a redução no programa de acesso ao ensino técnico demonstra que o governo federal age com foco errado em seu objetivo de cortar custos.
“Em vez de agir de maneira mais intensa no combate à corrupção ou mesmo de diminuir o tamanho da máquina pública extremamente inchada, o governo corta justamente um programa que poderia trazer mais qualidade de vida às pessoas”, disse.
Segundo Cunha Lima, a população está mais atenta e “não irá aceitar” esse tipo de decisão.
Durante a campanha eleitoral do ano passado, o Pronatec foi uma das principais vitrines da então candidata Dilma Rousseff. A petista chegou a sugerir o programa a uma economista, com pós-graduação, que em um debate se queixou do desemprego no país.
ATRASOS DA PÁTRIA EDUCADORA
Além da redução no número de inscritos, a reportagem do Valor Econômico cita reclamações de escolas técnicas em relação aos atrasos nos pagamentos feitos pelo governo federal às instituições. Segundo a matéria, há escolas que não receberam nenhum pagamento nos últimos cinco meses.
Para o deputado Cunha Lima, o quadro reflete que o governo Dilma tem, somados aos destacados problemas de corrupção e inchaço, uma atuação caracterizada pela incompetência.
“Esse governo se perdeu no afã da manutenção do poder e atua puramente sem nenhum planejamento. Há uma completa incapacidade de governar, o que fica nítido em situações como essa”, ressaltou.

07 de junho de 2015
Deu no Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário