"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

SÓ FALTA REVOGAR A LEI ÁUREA



Conduz a uma conclusão a confiança do governo na aprovação pela Câmara da medida provisória 664, extinguindo pensões das viúvas com menos de 40 anos: os partidos da base oficial, os independentes e até alguns oposicionistas rezaram a Oração de São Francisco. Michel Temer fez o dever de casa, acertando com deputados e seus líderes nomeações para as presidências e diretorias da Eletrosul, a Eletronuclear, a Eletrobras, as Docas do Rio de Janeiro, a Codevasp, a Chesf, a Conab, a Casa da Moeda, a Susep, o Banco do Brasil e montes de outras importantes funções em outras empresas subordinadas ao Poder Executivo. Uma orgia desenfreada que levará o Congresso a aprovar até mesmo a revogação da Lei Áurea, por sinal transcorrido ontem o aniversário de sua assinatura.
Um horror. Uma vergonha que marcará a atual Legislatura conforme vaticínio do dr. Ulysses: “pior do que o atual Congresso, só o próximo”. A medida provisória 664 iguala-se à 665, já aprovada, que reduz o seguro-desemprego e o abono salarial. A 666, ainda desconhecida, certamente entronizará a “besta” no país, confirmando o apocalipse.
Uma consequência de mais essa maldade contra os trabalhadores, em nome da recuperação econômica, podia ser identificada ontem nas galerias da Câmara, onde se postavam representantes das centrais sindicais, inclusive a CUT: a rejeição ao PT. Antes gêmeos siameses, o partido e as organizações sindicais entraram em rota de colisão, por conta de os companheiros haverem votado em peso na nova supressão de direitos sociais. O divórcio litigioso está caracterizado, prestes a transformar-se em conflito.
Fica clara a deserção do Partido dos Trabalhadores diante do elenco de seus antigos ideais. Não apenas o partido trai suas bases, pois PMDB, PP, PTB e penduricalhos também deram as costas a seus eleitores, obviamente em agradecimento às nomeações. Por falar nelas, haverá que indagar: qual dos agraciados terá um mínimo de conhecimento e competência a respeito dos setores que passam a integrar e dirigir? Saltam de paraquedas para cair na caverna do Ali Babá. Providenciarão múltiplos “petrolinhos” para encher os cofres de suas legendas, já estando as empreiteiras a postos.
O pior nessa novela de vampiros, lobisomens e mulas sem cabeça está em que tudo acontece sob a coordenação do governo, ou seja, da presidente Dilma. Sem o aval de Madame nada se faria. Benesses, favores e sinecuras passam por seu gabinete de despachos.
OS CÃES E SEUS DONOS
Um toque de humor foi dado pelo senador Magno Malta, durante a longa sabatina do jurista Luiz Fachin, ao lembrar incongruências das leis penais. Se um cidadão dá um pontapé num cachorro, será condenado a sete anos de cadeia. Agora, se der um soco no dono do cachorro, sua pena não passará de seis meses…

14 de maio de 2015
Carlos Chagas


Nenhum comentário:

Postar um comentário