"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 2 de maio de 2015

SIBÁ AGORA DÁ PALPITES NA POLÍTICA EXTERNA

(FALTAVA UM POUCO MAIS DE HUMOR NA POLÍTICA BRASILEIRA, AFINAL DE CONTAS, O RISO ALIVIA A TENSÃO...)


Pelo que tem dito à imprensa estrangeira, o líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados, o piauiense Sibá Machado (eleito pelo PT do Acre), parece convencido de que a Presidente Dilma Rousseff não deveria fazer a visita de Estado a Washington que tem programada para o próximo dia 30 de junho.

Isso porque o ilustre parlamentar diz ter razões para acreditar que os Estados Unidos estão por trás de um complô destinado a desestabilizar o governo da presidente Dilma e, em última instância, derrubá-la.

Não se sabe se Sibá falou tal asneira por impulso próprio, ou se foi instruído a fazê-lo pelo aspone para assuntos internacionais aleatórios da Presidência da República, professor Marco Aurélio Garcia, para quem a visita de Dilma a Washington representa uma fragorosa derrota.

A presidente Dilma Rousseff deveria pedir a Lula que mandasse silenciar o falastrão. Se o deputado não concorda com as decisões da presidente em termos de política externa, poderia fazer duas coisas: ou ficar calado ou pedir as contas e seguir o rumo da senadora Marta Suplicy.

O que não pode acontecer é que o representante do partido do governo na Câmara venha se posicionar de maneira tão irresponsável em assunto sério, como são os da política externa, em relação à qual seu conhecimento e experiência parecem beirar ao zero.

Em entrevista ao jornal argentino Página 12, Sibá disse que em seu entendimento, órgãos do governo dos EUA - como a Agência Central de Inteligência (CIA) e a Agência Nacional de Segurança (NSA) – estão operando para promover a desestabilização em toda região (América do Sul, referindo-se aos países do eixo peronista-bolivarianista.

O alvo predileto dessas agências, seria o Brasil, pontificou o deputado Sibá, “onde o PT ganhou quatro eleições consecutivas desde 2002”. Segundo o douto parlamentar, “aos norte-americanos não lhes caiu bem que Dilma suspendesse a visita de Estado a Washington (que deveria ter se realizado em 2013), (…) nem nossa participação nos BRICS, nem a criação de um banco alternativo ao Banco Mundial ou de uma agência alternativa ao FMI”.



02 de maio de 2015
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário