"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

EX-MULHER DE YOUSSEF CULPA OS BANCOS E DÁ SHOW NA CPI



ue não levava d
A doleira Nelma diz que não levava dólares na calcinha
Condenada a 18 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato, a doleira Nelma Kodama, em depoimento à CPI da Petrobras nesta terça-feira (12), cantou, elogiou o juiz Sergio Moro, pediu o fim da corrupção e disse estar disposta a fazer um acordo de delação premiada.
“Eu estou pleiteando junto às autoridades um termo de colaboração”, declarou.
Presa desde março do ano passado, Kodama, que se autointitulava “a última grande dama do mercado” e foi denunciada por movimentar R$ 11 milhões no mercado negro de câmbio, prometeu apontar os responsáveis pelo “sistema de corrupção” de que ela participou.
“O verdadeiro responsável é o sistema. Eu vou mostrar na minha delação. Eu tenho documentos que mostram que os bancos também são responsáveis. É um sistema falho, corrupto”, afirmou.
Kodama disse que irá nomear bancos e corretoras que alimentam o sistema de câmbio negro do qual participava, além de revelar antigos clientes seus. Ela já tentou fechar um acordo de colaboração depois que foi presa, sem sucesso.
“Que essas brechas sejam localizadas. Que os verdadeiros culpados sejam culpados, que os inocentes sejam inocentados, e que realmente tudo isso possa mudar”, afirmou.
‘TEATRO’
De cabelos curtos e bem mais magra do que quando foi presa, Kodama disse que não achava que estava fazendo algo errado ao operar no mercado negro de câmbio, pois ajudava os clientes a fugirem de impostos – mas que hoje se sente “envergonhada”.
“Eu admiro a atuação do juiz federal Sergio Moro, mesmo tendo sido sentenciada a uma pena pesada. Eu admiro. Eu acho que estão tentando virar [o jogo]”, disse. “Se for necessário que haja recessão, que haja desemprego, que haja tudo isso, para acabar com essa corrupção, poxa vida! Vamos lá. Enquanto não cortarem o mal pela raiz, vai continuar.”
Ao falar de sua relação com o doleiro Alberto Youssef, disse que viveu maritalmente com ele entre 2000 e 2009, e, erguendo os braços para o público, cantou uma música de Roberto Carlos, “Amada Amante”.
“Tem até aquela música do Roberto Carlos… Amada amante, Amada Amante?”, disse, erguendo os braços. Alguns deputados a acompanharam. O presidente da CPI, Hugo Motta (PMDB-PB), a repreendeu: “Nós não estamos num teatro”.
NADA NA CALCINHA
Kodama também negou que estivesse levando 200 mil euros na calcinha quando foi presa, em março do ano passado. “Estavam no bolso, exatamente aqui”, disse, para então se levantar, virar-se de costas para os deputados e apontar os bolsos de trás da calça.
“Era um pacotinho assim e outro assim. Estavam no bolso de trás da minha calça”, afirmou. Os autos de prisão de Kodama descrevem que encontraram as cédulas “ocultas nas roupas íntimas”

13 de maio de 2015
Estelita Hass Carazzai e Lucas Laranjeira
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário