"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 21 de março de 2015

PIADA DO ANO

DUQUE NÃO FARÁ DELAÇÃO PREMIADA, PORQUE É INOCENTE



Duque ri da própria piada: poupou 70 milhões com trabalho honesto

A grande expectativa da Operação Lava Jato refere-se à possibilidade de o ex-diretor da Petrobras Renato Duque fazer uso da delação premiada. Na quinta-feira, depois da sessão da CPI da Petrobras, o advogado Alexandre Lopes se apressou em anunciar que seu cliente não se interessa em recorrer a esse benefício. “Em todas as conversas que tive com Duque, ele nega os fatos, refuta as acusações e diz: ‘Eu não tenho o que delatar e quem delatar’. Não há possibilidade alguma (de delação). Ele não tem o que delatar nem que delatar”, repetiu o advogado.

Na CPI da Petrobras, o próprio Duque declarou (está no Globo) que nada tem a temer e que provará que todos os seus bens são fruto do seu trabalho, porque ele é pessoa de bem.

É tudo conversa fiada, porque Duque não tem alternativa, a não ser a delação premiada. A declaração do advogado não merece credibilidade, ele pode apenas estar ganhando tempo. A afirmação de Duque também não é para ser levada a sério. Motivo: há poucos dias, a Justiça Federal em Curitiba informou que Renato Duque transferiu cerca de R$ 70 milhões de suas contas na Suíça para outros países.

Com base em relato do Ministério Público Federal (MPF), um despacho do juiz Sérgio Moro apontou que “Renato Duque, com receio do bloqueio de valores de suas contas na Suíça, como ocorreu com (o ex-diretor de Abastecimento) Paulo Roberto Costa, transferiu os fundos para contas no Principado de Mônaco, esperando pôr a salvo seus ativos criminosos”.

PIADA DO ANO

O ex-diretor e seu advogado, com toda certeza, são sérios concorrentes à Piada do Ano. Duque surge cotado para receber o troféu, por tentar convencer a Polícia, a Justiça e a opinião pública de que conseguiu economizar R$ 70 milhões de reais com as sobras de seu trabalho honesto e dedicado. Sem falar na fortuna em obras de arte… 
Havia 131 peças na residência dele na Barra da Tijuca. A propósito, alguém já ouviu falar em colecionador de arte que seja honesto e mantenha as peças escondidas numa sala secreta, para ninguém ver?

Já o advogado Alexandre Lopes também é um dos favoritos à Piada do Ano, por proclamar a inocência de seu cliente, ao invés de convencê-lo a fazer a delação premiada, única alternativa que lhe resta. Afinal, não é possível que o ilustre causídico não esteja acompanhando o noticiário da imprensa sobre as provas que se acumulam contra seu cliente, não somente através de depoimentos dos cúmplices, mas também por meio de documentação bancária, que tecnicamente é considerada prova material.

O advogado disse que “Duque nega os fatos”. Ora, se são “fatos”, existem e não podem ser negados. Na Ciência do Direito, o que se nega são as “versões”, jamais os “fatos”. Se Duque não fizer delação premiada, vai mofar na cadeia igual ao Marcos Valério.

21 de março de 2015
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário