"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 18 de março de 2015

NINGUÉM ACEITA O LUGAR DE VACCARI COMO TESOUREIRO DO PT



Falcão (à esq.) dá entrevista defendendo Vaccari

O presidente do PT, Rui Falcão, com sua irresistível vocação de humorista, convocou entrevista coletiva para anunciar que o partido não tem a menor intenção de afastar João Vaccari do cargo de tesoureiro. Concorrendo ao troféu de Piada do Ano, disse que Vaccari é inocente até que se prove ser ele culpado. E afirmou que, até o momento, só há “denúncias sem comprovações”.

Esta é apenas a versão. Vamos, então, pesquisar o fato. O clima no PT, evidentemente, é tenebroso. Existem dirigentes e parlamentares petistas que jamais se envolveram em maracutaias e estão desconfortáveis com as notícias do envolvimento de Vaccari no esquema de corrupção, que aumentam a cada dia, sem que ele ofereça explicações consistentes.

Alguns deles acham melhor que Vaccari se afaste logo do cargo para se defender. Se comprovar ser inocente, depois voltaria normalmente ao cargo, como ocorria no governo Itamar Fraco sempre que alguma denúncia atingia ministro ou assessor.

NINGUÉM QUER A VAGA

O pior dessa situação é que o PT não tem como substituir Vaccari. Nenhum dos 84 integrantes do Diretório Nacional parece disposto a aceitar o sacrifício. Pensou-se em convocar novamente o ex-deputado Paulo Ferreira, que já foi tesoureiro, antes de Vaccari. Acontece que Ferreira também já foi citado na Operação Lava Jato, com direito a Jornal Nacional, e pode acabar sendo também processado.

Outro dirigente sondado foi o deputado estadual Edinho Silva, que não é membro do diretório, mas comandou as finanças da campanha presidencial do PT na última eleição. Edinho estava cotado para ser nomeado para a função de Autoridade Olímpica, mas depois a própria Dilma desistiu, por temer que o nome dele seja recusado pelos senadores comandados por Renan Calheiros.

No momento, a situação é esta. Está feia a coisa. É o mínimo que se pode dizer.


18 de março de 2015
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário