"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

UMA NO CRAVO OUTRA NA FERRADURA

 

a2

O governo de dona Dilma quase me deu uma alegria outro dia.
Sem mais nem menos vejo um dos jornais da Globo anunciar que a agência nacional de aviação (ANAC) estava mudando as regras para a operação do aeroporto de Congonhas, o mais movimentado do país e principal “redistribuidor” de voos para o resto dos aeroportos do Brasil, apesar do seu “tamainho”.

Posto na boca do PT, o espírito todo do objetivo atribuído à mudança tinha um cheirinho de iconoclastia: era tudo para reduzir a força das duas companhias quase monopolísticas – a TAM e a Gol – passando a condicionar a permanência nas mãos delas da quantidade de “slots” (horários para pousos e decolagens) que hoje detêm em Congonhas ao cumprimento dos horários de vôo.
Quem atrasar ou cancelar vôos terá de repassar seus “slots” para quem cumprir horários e vôos programados, aí incuídas as novas companhias hoje quase excluídas de Congonhas como a Azul e outras.

A medida não é apenas justa. Ela vai inibir, também, em favor dos usuários, a prática hoje comum das duas grandonas de simplesmente cancelar vôos com poucos passageiros na última hora para esperar que o vôo seguinte decole mais cheio.

a2

O novo esquema, além disso, tira das mãos de algum amigão de alguém que detém hoje o poder de distribuir “slots” arbitrariamente (o que sempre resulta em corrupção) e passa a apoiar o sistema num critério objetivo, impessoal e mensurável e que – santa heresia! – baseia-se num conceito de mérito!
Quando eu, ainda incrédulo, me preparava para comemorar, entrei na segunda parte da notícia.
Na mesma portaria a ANAC estava determinando que, no que tange a aviões executivos, Congonhas passaria a “dar preferência”, na distribuição de “slots”, para jatinhos fabricados pela Embraer.

Um empurrão na Embraer na direção contrária e pela razão avessa da medida anterior: algo que, com o tempo, fará com que a Embraer deixe de vender aviões por serem melhores, mais eficientes, mais econômicos e mais seguros que os dos seus concorrentes, como acontece hoje, porque poderá passar a vendê-los apenas porque eles terão o monopólio da garagem mais próxima dos usuários.

Isso pode fazer pelos aviões da Embraer o mesmo que fez pelos automóveis nacionais: transformá-los em carroças voadoras que ninguém que tenha alternativa quererá comprar.

Moral da história: quando a gente pensa que o governo do PT finalmente entendeu o espírito da coisa é porque a gente esta começando a não entender o espírito do PT.

a2

Nenhum comentário:

Postar um comentário