"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

DIÁRIO DA DILMA - DIANTE DE NAPOLEÃO DE HOSPÍCIO É MELHOR SER JOSEFINA

 


1º DE DEZEMBRO_Ainda duas semanas de inferno astral... Este ano foi pra leão! Engordei uns 4 quilos de nervoso. E ainda não comprei nada de Natal. Só para as secretárias vou gastar um dinheirão. Saudade dos tempos em que um vidro de Alfazema era presente. Quem sabe ainda consigo uma viagenzinha para dar uma passada no free shop, mas com esse dólar pela hora da morte, sei não.
Para desanuviar, pedi à Gleisi que organizasse a festa de confraternização aqui da firma.
 
2 DE DEZEMBRO_Tirei um tal de Luiz Alberto Figueiredo Machado no amigo-oculto. Quis trocar, mas a Gleisi disse que ia melar a brincadeira. Quem é esse homem? Ela ficou de investigar.
 
3 DE DEZEMBRO_As ações da Petrobras despencaram. Está na hora de pedir ao Lobão que intervenha para acalmar os investidores. O homem é um varão de Plutarco. Parece que a Goldman Sachs está querendo contratá-lo, o que seria uma perda não só para mim, mas para todo o país. O jeito é ver com o Guido se é possível caprichar no bônus de fim de ano.
Primeiro você me azucrina/ Me entorta a cabeça/ Me bota na boca um gosto amargo de fel/ Depois vem chorando desculpas/ Assim meio pedindo/ Querendo ganhar um bocado de mel. Adoro cantar no banho e de olho no espelho. Não canso de me espantar como fico encantadora de cabelos molhados.
 
4 DE DEZEMBRO_“Já estou pensando no Brasil de 2022”, me disse o Lula. Dei força. Diante de Napoleão de hospício é melhor ser Josefina.
Temer veio me dizer que estava incomodado de o PMDB não ter maioria na Papuda. Também dei força.
 
5 DE DEZEMBRO_Oba, vou viajar para a África do Sul! Coitado do Mandela, mas aos 95 já estava na hora de o homem ter um pouco de sossego.
Gilbertinho veio dizer que o tal Luiz Alberto Figueiredo Machado é ministro e entrou no lugar do Patriota. O que eu compro para esse homem? Vou passar os olhos no site da Cleusa Presentes para ver o que está em promoção.
 
6 DE DEZEMBRO_Quem escalou a Fernanda Lima?! Quem?! Quero cabeças! Então mando fazer um conjuntinho bem esportivo para o sorteio da Copa do Mundo e o cerimonial me faz dividir o palco com aquele decote? Por que não com a Joana Fomm? A Ana Maria Braga? Vá lá, com a Fernanda Montenegro!
Como se não bastasse, quase desidratei de tanto calor. O bonitão do Jérôme Valcke também estava derretendo, não sei se por causa da temperatura senegalesca ou da proximidade com FL. O cabelo dele estava um nojo de tão suado. Menos mal que descobri o colírio do Zidane. Que espetáculo! Fiquei imaginando o que seria uma cabeçada daquele tipão...
Revi meu discurso na tevê. Péssimo. “Nós sabemos que a Copa será uma grande Copa.” Ninguém espera que eu seja um Cícero, mas não podiam ter se esforçado mais? Vou te contar, isso aqui está indo de mal a pior. Que são Clemente de Ácrida nos proteja em 2014.
 
7 DE DEZEMBRO_Erenice passou aqui e a gente baixou o Lulu no iPhone dela. Não achei nada de mais. Só comentários fofis. Mas cada revelação... Todos os meus queridos estão muito bem avaliados. Eu tenho olho para escolher a papa-fina. Ficamos horas consultando.
 
8 DE DEZEMBRO_Foi só vazar essa história de Lulu que lá vem a Eleonora me atormentar de novo. Quer que eu coloque no Marco Civil da Internet a proibição do Tubby, o Lulu dos homens. Ainda nem saiu e ela já está dizendo que é coisa de machistas, predadores sexuais, homofóbicos, fascistas, e sei lá mais o quê. Minha paciência anda curta com tanta militância. Já me bastam os mensaleiros.
 
9 DE DEZEMBRO_Não tem mesmo almoço grátis. Fui obrigada a carregar Lula, Collor e Sarney para a África do Sul. FHC é exceção: homem gentil, cheiroso, conhecevinhos. Trouxe uma garrafa de Pouilly-Fuissé, falou de Habermas. Hipnotizante.
 
10 DE DEZEMBRO_Um ti-ti-ti danado no velório do Mandela. Estava todo mundo! Mesmo. O Obama ficou na maior saliência com aquela loira da Dinamarca. Ele nunca fez selfie comigo nem com a Angela Merkel...
 
11 DE DEZEMBRO_Na volta, FHC veio me falando da uva Chenin Blanc, típica da África do Sul, “de bouquet entre os aromas minerais dos franceses da Bourgogne e os de estilo marcante da Austrália e Califórnia”. Que diferença do Lula.
 
12 DE DEZEMBRO_O pessoal soltava faís-ca no encontro do PT. É tanta tendência, é tanta corrente que a gente nem entende quem é contra o quê ou contra quem. Que gente mais louca! Fiz a fina, dei uma passada tipo estreia, sucesso e adeus. Já foi demais...
De manhã, estive com o presidente da França, não o Sarkozy, o novo. Ele lembra o maître do Piantella.
 
13 DE DEZEMBRO_Sancionei a minirreforma eleitoral. Michel Temer me informou que ela favorece o Fluminense. Fiquei sem entender.
Aldo Rebelo, a quem Gleisi pediu que cuidasse dos comes e bebes da festinha de fim de ano, veio dizer que os salgadinhos não ficarão prontos a tempo. Perguntou se não podíamos adiar para fevereiro. Fiz cara de paisagem.
 
14 DE DEZEMBRO_Hoje é o novo dia/ de um novo tempo que começou. Completo 66 primaveras. Vai ter um jantarzinho privê para comemorar. Vou tomar um vinhozinho e lagartear na rede com meu conjuntinho de viscose. FHC me disse que, quandonão passa por barrica, o Sauvignon Blanc mostra toda sua tipicidade de aromas frutados com acento tropical. Ueba!
Ganhei um vaporizador da mamãe. Titia me veio com uma caixa de sais de banho do Boticário.
 
15 DE DEZEMBRO_Meu Deus do céu, titia pirou! Ela leu que o gordinho da Coreia do Norte mandou matar o tio e ficou preocupadíssima. Expliquei mil vezes que não tem nada a ver, que a gente é diferente da Coreia do Norte e que ela é uma mãe para mim. Não adiantou muito. Titia continua ressabiada. Mandei esconder os óculos dela e tirar os jornais da casa.
 
16 DE DEZEMBRO_A festinha de final de ano da firma foi supimpa. Acabei repassando os sais de banho para o tal Luiz Alberto. E quem me tirou? Quem? Gleisi, essa pândega! Ia reclamar de marmelada, mas ela me deu umas bijuterias lindésimas. Fiquei quieta.
Lobão estava grave e solene como um personagem de Mad Men. Ideli roubou a cena! Dançou funk ostentação até o chão e cantou Como uma Onda no videokê junto com o Luiz Fux.
 
17 DE DEZEMBRO_O que eu queria mesmo era me cadastrar no Tinder. Pena que não fique bem. Oh, que saudades que eu tenho/ da aurora da minha vida/ da minha infância querida/ que os anos não trazem mais. Sábio Casimiro de Abreu! Ou seria Olavo Bilac?
 
18 DE DEZEMBRO_O namorado novo da Ana Maria Braga tem a maior cara de goiaba! Não que o último marido fosse uma beleza...
Ando tão futebolística, menina. Até aprendi a fazer embaixadinha. Fiz cinco, mamãe viu. Estou ansiosa para o jogo do meu Galo mineiro no mundial.
 
19 DE DEZEMBRO_Que João Santana, que nada! Quero a Olivia Pope para fazer minha campanha no ano que vem. Deixei de lado o Mad Men para me concentrar em Scandal. Junte João com o Duda e não dá um décimo da Olivia. Vá gerenciar crise assim lá na Papuda! Vou assistindo e tomando nota, tim-tim por tim-tim.
 
20 DE DEZEMBRO_Vou colocar o Aloizio na Casa Civil. Aquele bigode sabido vai ficar ótimo no cargo.
 
21 DE DEZEMBRO_Minhas férias estão aí. Não quero nem levar celular. Aliás, se pudesse, nem falava português.

07 de janeiro de 2014
in Piauí, 88

Nenhum comentário:

Postar um comentário