"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

COMO O FILHO DE JOSEPH STALIN, YAKOV DZHUGASHVILI FOI TRATADO PELOS ALEMÃES?

Depois de ser capturado, ele foi interrogado. Os alemães o trataram bem no começo e tiraram fotos dele parecendo seguro e ileso para usar em folhetos de propaganda lançados sobre as linhas soviéticas. 
("Se o filho de Stalin já se salvou, você não é obrigado a se sacrificar por ele!")

A princípio, ele foi mantido em campos de prisioneiros de guerra padrão para oficiais. No entanto, ele foi transferido para o campo de concentração de Sachsenhausen.

Sachsenhausen não era um campo de extermínio, embora se calcule que cerca de 30.000 prisioneiros morreram durante os anos de guerra por excesso de trabalho, doenças, desnutrição e brutalidade dos guardas. 
Os prisioneiros eram empregados como trabalho forçado em empresas próximas, incluindo uma fábrica de tijolos e uma fábrica de bombardeiros Heinkel.

Em abril de 1943, Yakov Dzhugashvili foi morto quando esbarrou na cerca de alta tensão em torno do campo e foi baleado na cabeça por um guarda. 
A autópsia mostrou que ele foi morto por eletrocussão e já estava morto quando a bala o atingiu. 
É provável que ele pretendesse cometer "suicídio por guarda", em vez de fazer uma tentativa de fuga genuína.


11 de novembro de 2021

in Quora


Nenhum comentário:

Postar um comentário