"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 10 de agosto de 2021

VOTEI! E AGORA?


    É DIFÍCIL, PARA NÃO DIZER NAUSEANTE, OU ENFADONHO, ACOMPANHAR O DIA A DIA DO PROCESSO POLÍTICO BRASILEIRO. A CADA ESQUINA DAS NOTÍCIAS, NOS DEPARAMOS COM O MELHOR, OU O QUE PODE EXISTIR DE MELHOR, EM MATÉRIA DE ABSURDO. MAL COMPARANDO, PORQUE É PRECISO FALAR POR METÁFORAS, QUANDO SE PRETENDE ESCREVER UM TEXTO, SOBRE ESSE FAMIGERADO ACONTECIMENTO, QUE INSISTEM EM CHAMÁ-LO "DEMOCRACIA".

AO OLHARMOS O PANORAMA, ENCONTRAMOS  CEGOS GUIANDO CEGOS, NUMA DISCUSSÃO ESTÉRIL, CUJOS INTERESSES SÃO TÃO TRANSPARENTES, QUE ASSUSTAM OS DESAVISADOS, DIANTE DE TANTA HIPOCRISIA, DOS QUE AINDA PRETENDEM MASCARAR AS AMBIÇÕES DE PODER, DE UM PODER QUE JÁ ESTÁ ARRUINADO, E QUE NÃO SERVE MAIS PARA REPRESENTAR O NOVO BRASIL QUE RENASCE, DEPOIS DE TANTOS ANOS, 14 ANOS, DE UM REINADO INESCRUPULOSO, CORRUPTO E CUJAS METAS SIMPLESMENTE PRETENDIAM IMPOR O REINO DO PODER ABSOLUTO. EM OUTRAS PALAVRAS, IMPOR A DITADURA COMUNISTA, OU CUBANA, OU VENEZUELANA, OU CHINESA, OU ESCOLHAM O NOME QUE MELHOR LHES APROUVER.

ASSISTINDO A ESSE ESPETÁCULO DEPRIMENTE, SE PRETENDERMOS ACOMPANHAR O QUE OCORRE NO PAÍS, TEMOS QUE NOS ATER A ESSE TEATRO DO COTIDIANO POLÍTICO, COM SUAS NOTÍCIAS DESCOMPASSADAS, QUE NOS DÃO A SENSAÇÃO DE QUE O BRASIL SE TRANSFORMOU NUM HOSPÍCIO. NUM GRANDE E MAJESTOSO HOSPÍCIO. 

FICAMOS COMO IDIOTAS SEM CONSEGUIRMOS ENTENDER BEM ESSA GUERRA CONTRA O VOTO AUDITÁVEL, DE CONTAGEM PÚBLICA, ABERTO AO CIDADÃO BRASILEIRO, E QUE O SISTEMA, OU A MAQUININHA TEM A OBRIGAÇÃO DE GARANTIR QUE O VOTO SEGUIU O RUMO DESEJADO DA VONTADE DO ELEITOR.

RESUME-SE TAL CELEUMA A MAIS SIMPLES EQUAÇÃO: POR QUE NÃO QUEREM A TRANSPARÊNCIA DO VOTO? O QUE HÁ DE OCULTO NOS INTERESSES QUE SE INTERPÕEM A TRANSPARÊNCIA DO VOTO?

PARECE QUE VIVEMOS NO DOIDO UNIVERSO DA ALICE, E QUE ESTAMOS INTERROGANDO O CHAPELEIRO MALUCO.

COMO DIZIA O POETA, "HÁ MAIS COISAS ENTRE O CÉU E A TERRA, DO QUE SONHA A NOSSA VÃ FILOSOFIA". E SÃO ESSAS "MAIS COISAS" QUE PRECISAMOS DESCOBRIR, AINDA QUE FALTE PANO PARA COBRIR AS PARTES PUDENDAS DOS QUE INSISTEM EM OCULTAR OS VERDADEIROS INTERESSES, O QUE JÁ É DA CIÊNCIA DE TODOS, E CHEGARMOS AQUELA EXCLAMAÇÃO INGÊNUA DE PERCEBER QUE O REI ESTÁ NU!!!

m.americo


Um comentário:

  1. Meu caro Mestre M. Américo, Bom Dia.
    Parabéns pelo seu artigo.
    Forte abraço.
    Arthur Jorge Costa Pinto

    ResponderExcluir