"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

PORTO VELHO DE DUBROVNIK, CROÁCIA

 

Porto Velho de Dubrovnik, Croácia

Porto Velho de Dubrovnik, Croácia

O dramaturgo irlandês George Bernard Shaw, que não era muito dado à prodigalidade nos elogios, disse o seguinte desta cidade portuária do Mediterrâneo: "Se quiser ver o paraíso na terra, venha a Dubrovnik". Aqui, robustas muralhas e fortes medievais guardam edificações renascentistas aninhadas em colinas, com boa parte do centro antigo debruçado sobre as águas do Adriático. A foto mostra o Porto Velho com o forte de São João (ou torre Mulo), do século 14, na entrada. De fato, toda Dubrovnik, na Croácia, é uma visão gloriosa. E seu passado histórico só faz crescer: teorias recentes atribuem a fundação da cidade a marinheiros vindos da antiga Grécia.
19 de janeiro de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário