"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 27 de outubro de 2020

INOVAÇÃO É TER UM GOVERNO MENOS EXECUTOR E MAIS ORGANIZADOR, AFIRMA GUSTAVO GRISA

GUSTAVO GRISA
Especialista em inovação pública explica os benefícios das novas técnicas para as gestões municipais
Quando falamos em técnicas inovadoras a maioria das pessoas entende como novas tecnologias, mas o economista e especialista em inovação pública Gustavo Grisa, explica em entrevista exclusiva para o Instituto Millenium que a verdadeira inovação está na maneira de enxergar os serviços, as tecnologias são apenas ferramentas facilitadoras. 

Há menos de um mês das eleições municipais, o especialista ressalta a importância da população escolher gestores que tenham uma visão mais aberta de governo, já que o modelo em que o poder público é responsável por todos os setores da administração está cada vez mais obsoleto.

“A inovação está muito na cabeça dos gestores e na maneira que irão organizar. A tecnologia vem depois, ajuda na parte de execução. E o principal objetivo dessa inovação é a qualidade dos gastos públicos. É termos cada vez mais recursos e mais condições de fazer as coisas acontecerem e não ficar refém apenas de pagar gastos fixos e não conseguir realizar. Essa é a grande revolução da inovação na gestão municipal”, disse.

Leia mais:

D’ávila: “Sem a Reforma Administrativa, o Brasil caminha para a insolvência”

Millenium Explica: Por que precisamos de uma Reforma Administrativa?


Uma técnica que já vem sendo adotada em algumas cidades do Brasil para a melhoria nas gestões públicas é o consorciamento, na qual municípios se aliam para prestação de serviços. “A tendência é que cidades vizinhas passem a se juntar, quando geograficamente próximas, e oferecer seus serviços compartilhados. Isso, por exemplo, é muito importante na parte de saúde, nos serviços de especialidades médicas, uma coisa cara. Então uma cidade pode oferecer uma especialidade, a outra cidade oferece outro serviço e elas vão se complementando e reduzindo os seus custos”, afirmou.

Outra iniciativa que Grisa apresenta como uma “revolução silenciosa” para a transformação urbana das cidades são as PPPs – parcerias público-privadas, com cessão de áreas e serviços.

“O Governo passa a ser menos executor e mais um organizador, um indutor das ações junto com a sociedade e a iniciativa privada, sempre com transparência. Então aquela história de que o Governo faz tudo, controla tudo e emprega as pessoas, começa a mudar”, explicou.

Governo empreendedor
Para o especialista em inovação pública, o grande desafio para os próximos anos, especialmente 2021, mas também a solução para os problemas agravados pela pandemia e aumento da transparência nas gestões municipais, é a transformação de posicionamento dos governos de prestadores de assistência para empreendedores.

Grisa reforça que um novo olhar está sendo repensado até para a cultura de achar que é sempre preciso ampliar as estruturas, como novos prédios de saúde, por exemplo. A busca atual é para melhorar a qualidade das estruturas já existentes e para que isso ocorra, é fundamental aumentar o diálogo e envolver universidades e setor privado.

“É quebrar alguns tabus que existem em relação a execução de coisas públicas, e também é ter um controle melhor de resultado de serviço. A gente pode monitorar, por exemplo, quando uma escola funciona melhor do que a outra, ou porque uma unidade de saúde está atendendo melhor do que a outra”, finalizou.


27 de outubro de 2020
Instituto Millenium 

Nenhum comentário:

Postar um comentário